A escola EB 2.3 D. Afonso Henriques promoveu um encontro multicultural destinado aos alunos do 8.º ano de escolaridade, com vista à partilha de elementos de identidade cultural, tais como a língua, a gastronomia, os modos de vida ou as festividades.

A iniciativa, que reuniu um painel variado de culturas, surgiu a partir de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC) relacionado com “Migrações e Interculturalidade”, planificado, no início deste ano letivo, entre as disciplinas de Geografia, EMRC, Cidadania, TIC e História.
O encontro contou com a presença da diretora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, da coordenadora do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e de alguns alunos de várias origens e culturas, nomeadamente brasileiros e ucranianos, representando uma pequena mostra dos alunos imigrantes a frequentarem este ano letivo a escola sede do agrupamento.
Na iniciativa foram partilhadas “experiências de vida dos alunos e dos encarregados de educação, algumas divertidas, outras com emoção, mas todas elas enriquecedoras”, explica o agrupamento em comunicado às redações, acrescentando que “a atividade fortaleceu a importância da valorização das culturas de origem, para a preservação de uma imagem positiva de cada um e do grupo de pertença, num mundo global e multicultural, onde os valores da tolerância, do respeito, da integração e da diversidade entre os povos devem prevalecer”.