Escolas vimaranenses traduzem em arte “Momentos de abril”
“Momentos de abril” é um projeto em rede das escolas PNA - Plano Nacional das Artes do concelho de Guimarães, que pretende trazer à comunidade um trabalho que as escolas desenvolveram no âmbito das comemorações dos 50 anos de abril.
Na passada sexta-feira, dia 25 de outubro, decorreu a apresentação deste projeto que culminou com a abertura da exposição coletiva com o mesmo título nos claustros da Câmara Municipal de Guimarães.
A inauguração contou com a presença de alunos, encarregados de educação e professores, diretores das escolas, de Jorge Pereira, adjunto de Adelina Paula Pinto, vice-presidente da câmara municipal, dos coordenadores PCE dos Agrupamentos Escolares e da coordenadora intermunicipal do PNA, Suzana Leite.
A iniciativa tem como objetivos promover e divulgar as artes como forma de expressão individual e coletiva, incentivar e valorizar a produção artística nas escolas do concelho, procurando “comemorar abril, lutando por uma Democracia Cultural baseada no efetivo acesso das crianças e jovens à criação e fruição da cultura e na liberdade e apoio à fruição cultural”, refere a organização em nota enviada à comunicação social.
Para além da exposição, que estará patente até dia 01 de novembro, a abertura oficial foi abrilhantada com o momento musical ”Sons de abril”, interpretado pelos alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas das Taipas e coordenado pelo professor Joaquim Mendes. No fecho da inauguração, os convidados puderam assistir a uma Performance baseada no conto “O tesouro” de Manuel Pina, pelos alunos do clube de teatro do Agrupamento D. Afonso Henriques, dinamizada pela artista Ana Caldas.
Ainda no âmbito desta iniciativa, no sábado, dia 26 de outubro, os alunos do AE Francisco de Holanda, levaram à Biblioteca Municipal uma peça de teatro intitulada “Netos de abril”, protagonizada pelos alunos do 5.º ano da escola Básica Egas Moniz.
Na inaguração, Suzana Leite, coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes, referiu que esta iniciativa trouxe à comunidade escolar “múltiplas incursões pela Arte e que para além da partilha de projetos artísticos e educativos junto de jovens estudantes, criaram-se sinergias entre entidades, escolas e agentes culturais locais, essenciais para o desenvolvimento futuro da comunidade educativa”.
Jorge Pereira, em representação da Câmara Municipal de Guimarães, afirmou que “a comunidade escolar está de parabéns pela diversidade dos trabalhos apresentados, que revivem abril e o conceito de Liberdade”.
A rede de escolas PNA de Guimarães é composta por seis agrupamentos escolares: D. Afonso Henriques; Pevidém; Taipas; Arq. Mário Cardoso; João de Meira e Francisco de Holanda e ainda pelo Conservatório de Música de Guimarães.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 14, 2024
Esta sexta-feira, é dia de greve nacional dos profissionais da educação e há previsão de alguns constrangimentos no funcionamento das escolas.
Novembro 14, 2024
Esta sexta-feira, 15 de novembro, às 18h00, na data do aniversário de Alberto Sampaio (15 de novembro de 1841) e na casa onde nasceu, A Oficina promove um encontro com o professor e investigador António Barros Cardoso.
Novembro 14, 2024
O Lions Clube de Guimarães lançou uma campanha solidária que tem como objetivo apoiar quem mais precisa.