“ESPAÇO REGISTOS”: DEZENAS DE PESSOAS NAS FILAS E PERÍODOS DE ESPERA DE DOIS MESES PARA MARCAÇÃO ONLINE

Dezenas e dezenas de pessoas em fila continuam a ser o cenário encontrado à porta do “Espaço Registos” em Guimarães. E se a possibilidade de agendamento foi vista, à partida, como uma solução facilitadora, os prazos de espera começam a revelar o contrário.

À quarta tentativa, José Rato conseguiu fazer a renovação do seu cartão de cidadão. Para isso, teve de ir para a porta do estabelecimento ainda antes das 07h00 de sexta-feira, dia 15. Segundo explicou ao Mais Guimarães, antes da abertura do serviço, já tinha tentado por três vezes nessa semana, “na segunda-feira, na terça e ontem (quinta-feira)”, todas elas sem sucesso devido ao número de pessoas em espera e até mesmo por já não estarem a permitir que fossem retiradas mais senhas para o atendimento. “Quando vim na quinta-feira já nem era possível tirar senha”, revelou.

Depois das três tentativas, todas em horário diferente, José Rato optou por tentar ser dos primeiros da fila. E conseguiu. Também na fila desde cedo estava Maria Henriques, que conseguiu assegurar o segundo lugar e o atendimento nessa sexta-feira, depois de ter chegado pelas 07h00. “Isto é sempre assim, já sabemos que temos de vir cedo para conseguir senha e ser logo atendidos. Lá dentro estão, normalmente, três pessoas a atender, mas ainda demora algum tempo”, afirmou Maria Henriques, que não tem dúvidas de que os funcionários “estão a trabalhar e a dar o seu melhor”.

Implementada em agosto do ano passado, a possibilidade de se fazer a marcação para estes serviços online foi vista como uma forma de reduzir as filas nos estabelecimentos, mas os períodos de espera não estão a viabilizar essa
opção. Para Guimarães, quem quisesse agendar um pedido de renovação do cartão de cidadão na sexta-feira, dia 15, apenas o conseguia fazer para dia 15, de maio. O período de espera ronda, para o concelho, os dois meses.

No entanto, esta não é uma realidade que se verifique em todo o país. Apesar de nem todos os concelhos disporem da possibilidade de agendamento, o Mais Guimarães simulou uma marcação em Braga e na Maia, os dois mais próximos geograficamente de Guimarães.

No caso de Braga, e novamente numa tentativa de marcação feita na sexta-feira, dia 15, a primeira data possível para atendimento era de 29 de março, o que significa um período de espera de cerca de dez dias úteis. Já na Maia, quem quiser agendar a renovação do cartão de cidadão tem de aguardar cerca de 15 dias úteis, sendo a primeira data disponível o dia 09 de abril.

Ainda assim, Guimarães regista o maior intervalo de tempo da região, com mais de 50 dias úteis de espera.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?