ESTE DOMINGO É DIA DE ELEIÇÕES EUROPEIAS

As Eleições Europeias acontecem este domingo, dia 26 de maio e há 17 partidos a constar no boletim de voto dos portugueses. Serão escolhidos os 705 deputados para o Parlamento Europeu. Portugal ficará com 21 assentos, sendo um dos 13 Estados-Membros que mantêm o atual número de eurodeputados.

Em comparação com as últimas eleições ao Parlamento Europeu, no total, há menos um partido a concorrer. Este ano, para além do PSD e CDS que concorrem em separado, deixa de estar na corrida o MPT (Movimento Partido da Terra), o PND (Partido da Nova Democracia), o PPM (Partido Popular Monárquico), o PPV (Cidadania e Democracia Cristã) , o POUS (Partido Operário de Unidade Socialista) e o PDA (Partido Democrático do Atlântico).

Em 2019, concorrem mais seis partidos: o PDR (Partido Democrático Republicano), a Aliança, o Nós Cidadãos, a Iniciativa Liberal, o PURP (Partido Unido dos Reformados e Pensionistas) e o Basta.

O Mais Guimarães realizou, ao longo das últimas semanas, algumas entrevistas com candidatos da região, em que todos eles partilharam da mesma preocupação para o próximo dia 26: a abstenção. Em 2014, Portugal registou 66,16% de abstenção, enquanto em Guimarães, dos cerca 144 mil eleitores, apenas 39,11% votaram.

De recordar que o PS teve a maioria dos votos nas últimas Eleições Europeias, um panorama que se verificou tanto a nível nacional (31,46% dos votos) como no concelho vimaranense (36,42%). O partido que reuniu menos votos, em Portugal, foi o POUS (Partido Operário de Unidade Socialista) com 0,11% e, em Guimarães, foi o PDA (Partido Democrático do Atlântico) com também 0,11%.

Saiba onde irá votar

De acordo com informações do Ministério da Administração Interna (MAI) “com a eliminação do número de eleitor, os cadernos eleitorais estão agora organizados por ordem alfabética e basta a apresentação, no momento da votação, do documento de identificação civil (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou outro documento oficial de identificação civil)”.

Por isso, o Ministério da Administração Interna recomenda aos eleitores que confirmem o seu local de voto através dos vários meios à sua disposição.

Além do SMS para 3838 (serviço gratuito), com mensagem “RE (espaço) número CC ou BI (espaço) data de nascimento (AAAAMMDD) — ano mês dia, tudo junto”, o MAI acrescenta que os eleitores podem ainda recorrer ao portal do recenseamento, em www.recenseamento.mai.gov.pt, à aplicação MAI Mobile (na área “Saiba onde irá votar”) ou à junta de freguesia.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?