ESTRUTURA DE MISSÃO DE GUIMARÃES APRESENTADA PUBLICAMENTE

Vai ser apresentada, na próxima terça-feira, 18 de dezembro, a Estrutura de Missão Guimarães 2030. A sessão pública vai decorrer no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor e tem início previsto para as 21h00.

A Estrutura de Missão 2030 será uma plataforma de discussão e reflexão sobre os grandes temas do desenvolvimento sustentável, tais como alterações climáticas e energia, natureza, paisagem e biodiversidade, resíduos e eco-inovação, ar e acústica, mobilidade sustentável e planeamento, água, ecocidadania, ecocultura e turismo sustentável, educação, desenvolvimento social e bem-estar, ambiente urbano e smart city, comunicação e relações Internacionais.

No centro da Estrutura de Missão estará o Conselho Consultivo, que funcionará através de dinâmicas de grupo num modelo participativo e informativo, do qual resultarão ideias e propostas focadas na transformação de comportamentos em prol de uma sociedade carbono neutro. Pretende-se que todos os cidadãos, nos mais diferentes quadrantes da sociedade, se envolvam na discussão e análise dos desafios decorrentes do desenvolvimento sustentável.

Para além do Conselho Consultivo, a Estrutura de Missão contará com um Conselho Especializado composto por equipas multidisciplinares onde se dará primazia à cooperação entre as diferentes instituições em prol do estudo das problemáticas, desenvolvimento de ações/projetos e monitorização do progresso.

Nesta Estrutura de Missão farão igualmente parte todos os membros do Executivo Municipal prevendo-se, desta forma, aproximar a decisão à informação produzida. As instituições de ensino superior, mais uma vez, aliam-se à Câmara Municipal de Guimarães, adicionando o conhecimento cientifico à gestão do território, sendo que nesta Estrutura de Missão, para além da Universidade do Minho (UM), fazem a parte a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade das Nações Unidas (UNU) e Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).

A par da apresentação da constituição da Estrutura de Missão, será apresentada a metodologia geral de funcionamento da estrutura, os objetivos gerais e será celebrado o protocolo de colaboração estratégica entre as Instituições de Ensino Superior.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?