“Eu Cá, Tu Lá”: Ouvir o outro e a nós
Espetáculo de Nuno Lucas apresenta-se no CIAJG a 15 de outubro (16h), tendo sessões dedicadas a escolas e instituições nos dias 13 e 14.

eu-ca-tu-la-barra_fb
O final da próxima semana vai ser um tempo para escutar e ser escutado (e aprender), ancorados na criação de Nuno Lucas, num convite a todos e às famílias em particular, com ponto de encontro no espetáculo apresentado no próximo sábado, 15 de outubro, às 16h00, na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG).

Criado por Nuno Lucas, “Eu Cá, Tu Lá” tem como ponto de partida a aprendizagem de uma nova língua, interessando-se no processo de criação de identidade e dando a oportunidade de escutar o que miúdos têm a dizer, mas também de fazer pensar sobre as dificuldades em nos expressarmos e nos fazermos entender.
Com Joana Brandão e Paulo Quedas como intérpretes, aborda a necessidade de reaprender tudo o que o público acha já conhecer, numa criação teatral que coloca o foco na linguagem, nos modos de falar e também em como nos definimos em relação ao outro através daquilo que dizemos.
“Eu Cá, Tu Lá” é uma peça de iniciação à escuta, partindo de gravações sonoras de palavras tiradas de diversos contextos, como, por exemplo, discursos motivacionais, anúncio de um prémio de lotaria, tutoriais de YouTube ou de entrevistas feitas a crianças em diferentes pontos de Portugal.
“Quando aprendemos a nossa língua materna, construímos uma matriz que nos fica para sempre, que nos ajuda a estruturar o nosso pensamento e o modo como nos expressamos com o mundo que nos rodeia. Uma nova língua representa assim um novo lugar, é uma oportunidade para pôr tudo em causa. Os novos sons e novas emoções de outras línguas e de outras culturas obrigam-nos a reaprender a escutar. Por isso aprender uma nova língua é aumentar a nossa capacidade de ver o mundo”, lê-se na sinopse do espetáculo.
“Eu Cá, Tu Lá” apresenta-se também nos dias 13 (10h30 e 15h00) e 14 (10h30) deste mês para três sessões dirigidas a escolas e instituições de Guimarães.
Associada a este espetáculo, decorre uma formação para professores, no dia 14 de outubro, entre as 18h00 e as 21h00, na Sala de Conferências do CIAJG.