“Eu Cá, Tu Lá”: Ouvir o outro e a nós

O final da próxima semana vai ser um tempo para escutar e ser escutado (e aprender), ancorados na criação de Nuno Lucas, num convite a todos e às famílias em particular, com ponto de encontro no espetáculo apresentado no próximo sábado, 15 de outubro, às 16h00, na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG).

© Direitos Reservados

Criado por Nuno Lucas, “Eu Cá, Tu Lá” tem como ponto de partida a aprendizagem de uma nova língua, interessando-se no processo de criação de identidade e dando a oportunidade de escutar o que miúdos têm a dizer, mas também de fazer pensar sobre as dificuldades em nos expressarmos e nos fazermos entender.

Com Joana Brandão e Paulo Quedas como intérpretes, aborda a necessidade de reaprender tudo o que o público acha já conhecer, numa criação teatral que coloca o foco na linguagem, nos modos de falar e também em como nos definimos em relação ao outro através daquilo que dizemos.

“Eu Cá, Tu Lá” é uma peça de iniciação à escuta, partindo de gravações sonoras de palavras tiradas de diversos contextos, como, por exemplo, discursos motivacionais, anúncio de um prémio de lotaria, tutoriais de YouTube ou de entrevistas feitas a crianças em diferentes pontos de Portugal.

“Quando aprendemos a nossa língua materna, construímos uma matriz que nos fica para sempre, que nos ajuda a estruturar o nosso pensamento e o modo como nos expressamos com o mundo que nos rodeia. Uma nova língua representa assim um novo lugar, é uma oportunidade para pôr tudo em causa. Os novos sons e novas emoções de outras línguas e de outras culturas obrigam-nos a reaprender a escutar. Por isso aprender uma nova língua é aumentar a nossa capacidade de ver o mundo”, lê-se na sinopse do espetáculo. 

“Eu Cá, Tu Lá” apresenta-se também nos dias 13 (10h30 e 15h00) e 14 (10h30) deste mês para três sessões dirigidas a escolas e instituições de Guimarães. 

Associada a este espetáculo, decorre uma formação para professores, no dia 14 de outubro, entre as 18h00 e as 21h00, na Sala de Conferências do CIAJG.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?