EXPOSIÇÃO “GUIMARÃES. PATRIMÓNIO. REGISTOS.” NO PALACETE DE SANTIAGO

Campo da Feira. Entre 1947-1955. Largo República do Brasil.

A Muralha, associação de Guimarães para a defesa do Património e a Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, uniram-se para celebrar, através de uma exposição, o património cultural de Guimarães. Este ano é aliás, e por iniciativa da União Europeia, o ano europeu do património cultural.

A exposição “Guimarães. Património. Registos.”, a inaugurar esta quinta-feira, pelas 18h00, na extensão do Museu de Alberto Sampaio, na Praça de Santiago, conjuga e harmoniza dois importantes arquivos de Guimarães: a CoLePa (Coleção de Levantamento do Património) e a CFM (Coleção de Fotografia da Muralha).

O ambiente contruído de Guimarães oferece ao habitante e visitante um espólio eclético de património edificado de elevado valor que permite olhares multidisciplinares e transcronológicos, desafiando a comunidade e a academia para um esforço permanente de registo de uma memória coletiva sólida bem presente nos lugares e nas pessoas que o habitam. A exposição Guimarães. Património. Registos. propõe a quem a visita percursos por lugares e arquiteturas da cidade e do concelho tendo por base desenhos, imagens e estudos que procuram fixar e interpretar o que as ruas, os largos, as casas ou as igrejas nos transmitem. A seleção do material expositivo foi realizada a partir de uma coleção visual de partilha de levantamentos arquitetónicos de edifícios históricos – CoLePa -, desenvolvida na Escola de Arquitetura com base em trabalhos escolares, e os arquivos fotográficos da Muralha.

A exposição ficará patente no Palacete de Santiago até 30 de junho e conta com o indispensável apoio da Câmara Municipal de Guimarães, do Museu de Alberto Sampaio e do Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?