Festa das Colheitas está de regresso a 14 de outubro para recriar as atividades do século XIX

Trata-se de um evento histórico na vila, que pretende recriar as atividades agrícolas dos inícios do século XIX.

festa-das-colheitas

Entre 14 e 16 de outubro, a Festa das Colheitas está de regresso a São Torcato, após três anos de interrupção, numa organização do Grupo Folclórico local. Trata-se de um evento histórico na vila, que pretende recriar as atividades agrícolas dos inícios do século XIX.

© Direitos Reservados

A Festa das Colheitas – que já conta com mais de duas décadas de existência – como habitual, divide-se em três dias: sexta-feira, o dia do vinho, sábado dia do pão e o domingo, dia do Senhor. A edição deste ano terá ainda maior preocupação com a temática ambiental, uma vez que os copos que serão utilizados durante o evento serão reutilizáveis, cedidos pela Junta de Freguesia, com imagens alusivas a São Torcato.

Ao Mais Guimarães, Bruno Fernandes, presidente do Grupo Folclórico de São Torcato, destacou a componente pedagógica do evento, já que, na sexta-feira de manhã, várias escolas do concelho participam na vindima. Em 2018, mais de 600 crianças estiveram envolvidas na iniciativa. “Esta é uma dimensão que o Grupo Folclórico de S. Torcato não abdica. Achamos que devemos transmitir às novas gerações uma tradição que nos dias de hoje está mais mecanizada”, referiu. O objetivo é que as crianças, sobretudo do primeiro ciclo e dos infantários do concelho, “possam ter uma experiência de contacto com essa realidade onde o Grupo Folclórico de São Torcato recria uma vindima tradicional”, explicou.

No sábado, dia dedicado ao pão, realiza-se uma desfolhada em frente ao Santuário de São Torcato.  No domingo, decorre de manhã uma missa campal e, na parte da tarde, decorre a distribuição do vinho doce.

Para Bruno Fernandes, este é um “evento com enorme potencial”, até porque representa a “maior festa tradicional de Guimarães”. “Queremos investir muito na organização e na divulgação de um evento que, pelas suas características e pela forma genuína como é feito, tem todas as condições para ser a maior festa tradicional do nosso concelho”, ambicionou.

Também o presidente da autarquia, Alberto Martins, garante que “a Festa das Colheitas representa, para a junta, uma das principais atividades que se realiza ao longo do ano em São Torcato. Porém, também é, provavelmente, a principal que caracteriza a vila de São Torcato: vai à raiz e à tradição popular que a vila de São Torcato tem”, frisou.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES