Festa do Agricultor de Fermentões: Tradições que ligam a história à contemporaneidade
A 44.ª edição da Festa do Agricultor de Fermentões voltou a levar música popular e o cortejo etnoráfico pelas ruas do concelho. De acordo com o vereador da Cultura e Turismo na Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, "é importante manter as tradições porque é isso que nos mantem ligados à nossa identidade".
Na 44.ª edição da Festa do Agricultor de Fermentões voltou a ouvir-se música popular e o cortejo etnográfico destacou-se entre as iniciativas.
De acordo com o vereador da Cultura e Turismo na Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, que esteve presente no evento, “é importante manter as tradições porque é isso que nos mantém ligados à nossa identidade”.
Fermentões é um dos únicos locais em que esta atividade continua a ser preservada “do ponto de vista económico e etnográfico”, aponta Paulo Lopes Silva, acrescentando que “é fundamental manter tradições como esta em Guimarães, que tem uma raíz tão forte com a agricultura, com tanta gente que durante muitos anos esteve ligado à atividade”.
Enaltecendo que é importante cativar as pessoas mais novas para a agricultura, que “continua a ser uma área importante da economia”, o tribuno vimaranense acrescentou que “tem de haver a capacidade de continuar a acompanhar essas dinâmicas. Temos de olhar para a contemporaneidade da agricultura e trazê-la para estes momentos de amostras e tradição para chegar aos mais jovens”.
Além disso, Paulo Lopes Silva considera importante partilhar estas tradições com os jovens “para conhecerem não só o nosso património, mas também para voltarem à terra e à cultura de uma forma atualizada”.
A 44.ª edição da Festa do Agricultor de Fermentões iniciou com os cantares ao desafio na noite da sexta-feira passada, dia 01 de setembro, junto à Casa do Povo da freguesia.
No dia seguinte, ao início da manhã, o Desfile do Gado atraiu centenas de pessoas às ruas de Fermentões. Posteriormente, o desfile foi seguido pelo Concurso Pecuário e pela Benção do Gado. De tarde, a garraiada abriu apetite para o Festival Nacional de Folclore, onde marcaram presença quatro grupos de vários locais do território nacional.
O cortejo etnográfico, que decorreu entre Guimarães e Fermentões , proporcionou uma tarde repleta de cor e cultura popular, levando os vimaranenses a reviver a atividade agrícola. O evento encerrou com a concentração das concertinas, às 17h00 de domingo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 19, 2024
Na antecâmara das comemorações do 102.º aniversário, o Vitória Sport Clube quer vestir a cidade de preto e branco e espalhar o símbolo do clube pelas varandas de Guimarães. Para isso, está a levar a cabo uma campanha que se estende pelo concelho.
Setembro 19, 2024
Helena Machado, investigadora vimaranense, ganha financiamento de 2.4 milhões de euros para desenvolver investigação os próximos cinco anos.
Setembro 19, 2024
A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia - vai fazer a apresentação pública do Relatório do Estado da Mobilidade Urbana em Guimarães, no próximo sábado, 21 de setembro, pelas 18h00, na sede da União de Freguesias da Cidade, situada no Centro Comercial S. Francisco.