Festa do Agricultor de Fermentões: Tradições que ligam a história à contemporaneidade

A 44.ª edição da Festa do Agricultor de Fermentões voltou a levar música popular e o cortejo etnoráfico pelas ruas do concelho. De acordo com o vereador da Cultura e Turismo na Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, "é importante manter as tradições porque é isso que nos mantem ligados à nossa identidade".

festa-do-agricultor-com-barra

Na 44.ª edição da Festa do Agricultor de Fermentões voltou a ouvir-se música popular e o cortejo etnográfico destacou-se entre as iniciativas.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

De acordo com o vereador da Cultura e Turismo na Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, que esteve presente no evento, “é importante manter as tradições porque é isso que nos mantém ligados à nossa identidade”.

Fermentões é um dos únicos locais em que esta atividade continua a ser preservada “do ponto de vista económico e etnográfico”, aponta Paulo Lopes Silva, acrescentando que “é fundamental manter tradições como esta em Guimarães, que tem uma raíz tão forte com a agricultura, com tanta gente que durante muitos anos esteve ligado à atividade”.

Enaltecendo que é importante cativar as pessoas mais novas para a agricultura, que “continua a ser uma área importante da economia”, o tribuno vimaranense acrescentou que “tem de haver a capacidade de continuar a acompanhar essas dinâmicas. Temos de olhar para a contemporaneidade da agricultura e trazê-la para estes momentos de amostras e tradição para chegar aos mais jovens”.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Além disso, Paulo Lopes Silva considera importante partilhar estas tradições com os jovens “para conhecerem não só o nosso património, mas também para voltarem à terra e à cultura de uma forma atualizada”.

A 44.ª edição da Festa do Agricultor de Fermentões iniciou com os cantares ao desafio na noite da sexta-feira passada, dia 01 de setembro, junto à Casa do Povo da freguesia.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

No dia seguinte, ao início da manhã, o Desfile do Gado atraiu centenas de pessoas às ruas de Fermentões. Posteriormente, o desfile foi seguido pelo Concurso Pecuário e pela Benção do Gado. De tarde, a garraiada abriu apetite para o Festival Nacional de Folclore, onde marcaram presença quatro grupos de vários locais do território nacional.

O cortejo etnográfico, que decorreu entre Guimarães e Fermentões , proporcionou uma tarde repleta de cor e cultura popular, levando os vimaranenses a reviver a atividade agrícola. O evento encerrou com a concentração das concertinas, às 17h00 de domingo.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES