FEST’IN FOLK PROMOVE O FOLCLORE E DIFERENTES CULTURAS

O programa da edição de 2018 do Fest’in Folk foi apresentado na manhã desta segunda-feira, na Casa da Memória. O evento arranca no dia 07 de agosto e prolonga-se até ao dia 12.

“O Fest’in Folk tem que ser muito mais que um festival de folclore”, começou por dizer Henrique Macedo, presidente do Grupo Folclórico da Corredoura, que destacou o facto de os grupos estrangeiros chegarem no dia 06, de forma a poderem partilhar conhecimentos. “Temos também a parte solidária e vamos atuar a cinco lares do concelho, para levarmos o festival a quem não pode ir às galas”, concluiu Henrique Macedo.

As constantes novidades introduzidas no programa do festival têm ajudado a aumentar o entusiasmo do público a cada ano que passa. Para além das três Galas de Folclore, o festival inclui atrações como o desfile e parada dos grupos folclóricos pelas ruas da cidade de Guimarães, workshops de danças tradicionais, a passarela de trajos internacionais e a exposição/mostras de trajos nos claustros na Câmara Municipal de Guimarães.

A edição de 2018 conta com a presença de vários grupos internacionais, da Argentina, Colômbia, Polónia e Guiné Bissau, assim como, e não poderia deixar de ser, grupos portugueses. “Vai ser uma semana de muita cor, muita algria e muira diferença”, disse Adelina Paula Pinto, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, que apoia o festival. A vice-presidente do município destacou também a diversidade e arrojo do programa.

Por sua vez, Alberto Martins, presidente da Junta de Freguesia de S. Torcato, lembrou que esta iniciativa “traz o que é mais tradicional, mas simultaneamente projeta-se numa relação multicultural, que encaixa em vários espetáculos”. O presidente acredita que estes espetáculos projetam Guimarães no mundo: “estes grupos que vêm de fora vão levar Guimarães e S. Torcato com eles e não tenho dúvidas que irão voltar, enquanto turistas”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?