FESTIVAL TERRA PRETENDE CELEBRAR DIVERSIDADE CULTURAL

Primeira edição nos dias 20 de julho, 28 de setembro e 23 de novembro.

festival terra destaque

A Capivara Azul, numa co-produção com a Oficina, vai organizar a primeira edição do Festival Terra, um festival de música, mas onde vai estar presente também uma intencionalidade política. Os concertos vão realizar-se a 20 de julho, 28 de setembro e 23 de novembro.

Tendo em conta que a arte e a música são fatores agregadores, o Terra “nasce de uma reflexão da Capivara Azul do momento político atual, na Europa e no Mundo. Assim, pretende-se que o festival seja uma celebração da diversidade cultural”, começou por explicar Luísa Alvão, uma das coordenadoras da associação. Quanto ao local para os espetáculos, o CIAJG, surgiu pela própria inspiração que transmite. “Vemos o CIAJG como o lugar de excelência, de onde Guimarães pode olhar para o mundo”, admitiu Luísa Alvão, que acrescentou ainda que foi na obra de José Guimarães que procuraram inspiração.

Parceiro nesta organização é a Oficina, com João Pedro Vaz a garantir que este tipo de iniciativas é vista com bons olhos. “Ficamos contentes quando agentes programam por nós. Estas novas iniciativas dão-nos alegria”, afirmou. Sobre o festival, garantiu que assenta na ideia “de ser museu-mundo e de resgatar a diversidade”, sendo por isso o CIAJG o local ideal para acontecer. João Pedro Vaz garantiu ainda que o espaço tem sido muito solicitado em propostas performativas, que deverão decorrer nos próximos anos.

“Temos aqui uma prova da maturidade de Guimarães. Tudo é decidido no contacto com outras culturas e a cultura tem o bem maior de fazer de nós mais flexíveis, com a sua intencionalidade política”, revelou Adelina Pinto, em representação do Município de Guimarães, que apoia também o Terra.

Aline Frazão, com música africana, marca o arranque do festival, a 20 de julho, seguindo-se Otim Alpha, que mistura música tradicional do Uganda com música eletrónica, a 28 de setembro. Para terminar há concerto dos Zulu Zulu, banda que toca com máscaras referentes a animais e que vai passar por Guimarães a 23 de novembro, altura em que estará a lançar o segundo álbum.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS