A população de Gondar tem, a partir de agora, um Espaço do Cidadão a funcionar na Junta de Freguesia. O novo espaço foi inaugurado na passada quinta-feira.

Neste novo balcão os cidadãos podem, por exemplo, tratar da Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.
Domingos Bragança destacou a importância deste serviço, uma vez que permite “uma maior e imprescindível proximidade, aumenta a qualidade do serviço público e valoriza o cidadão como parte integrante do modelo de organização territorial”. “Os cidadãos devem poder resolver as suas questões na sua proximidade, por vezes junto das pessoas que os conhecem melhor, o que facilita o tratamento de alguns assuntos mais delicados. Esta é um caminho gradual de aproximação, para que tudo possa ser feito de modo integrado. Esta é também uma das funções dos meios digitais”, referiu. O presidente da Câmara relevou ainda o impacto positivo que um Espaço do Cidadão tem nas transições climática e digital, evitando deslocações desnecessárias e aumentando a eficácia e eficiência dos processos.
Agostinho Faria, presidente da Junta de Freguesia de Gondar, congratulou-se pelo facto de Gondar dispor de um serviço como o Espaço do Cidadão, que “vem facilitar a vida dos gondarenses”. “É com muito agrado que vejo esta competências chegarem a esta freguesia. Gondar merece”, afirmou o autarca.
O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. Atualmente, estão em funcionamento mais de 800 Espaços Cidadão, que disponibilizam aproximadamente 200 serviços públicos. O atendimento nos Espaços Cidadão pode ser feito com ou sem marcação. Cada pessoa pode fazer até cinco pedidos de agendamento.
O novo Espaço do Cidadão de Gondar estará aberto segunda, quarta e sexta-feira, das 10h00 às 12h00, e terça e quinta-feira, das 16h00 às 20h00.