Green Week com várias atividades até domingo
Os três dias da Green Week ficam marcados por intensa atividade, com exposições, debates, animação, concertos e momentos de junção entre a cultura e ambiente.

Guimarães vai ter um fim de semana em cheio, com o decorrer do programa da Green Week 2022, interligando-se com a iniciativa “Sabores Cruzados” entre Dijon e Guimarães, e ainda a celebração do 17.º aniversário do Centro Cultural Vila Flor. A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, marca presença na abertura do programa da Green Week.

A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, destacou a metáfora de uma cidade que se afirma nas áreas do ambiente e da cultura. “Estamos perante um programa que assinala a metáfora da cidade que pretendemos, um território que se foca nas pessoas, um território de educação e cultura, sempre com o desígnio da sustentabilidade ambiental. Mas também uma cidade cosmopolita, que se abre ao mundo, como é exemplo esta ligação a Dijon”, ressalvou.
Esta sexta-feira, 16 de setembro, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, marca presença na sessão de “Bio Conversa: Que Planeta Queremos”, pelas 18h00, depois da apresentação do programa “Planeta Slow” com Aurea. Estas iniciativas estender-se-ão no jardim da Alameda. A noite de sexta-feira promete ainda mais animação, no largo do Toural, com uma “Silent Party”.
O dia 17 de setembro, sábado, ficará marcado pelo fórum da juventude, que contará com a presença de João Manzarra, pela apresentação do licro “Urgezes Circular” e vários workshops e oficinas.
No domingo, decorrerá o Guimarães Cycle Chic e, entre outras atividades, a plantação de árvores na floresta urbana.
Os três dias da Green Week ficam marcados por intensa atividade, com exposições, debates, animação, concertos e momentos de junção entre a cultura e ambiente. O diretor executivo do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro, destacou que se trata de um programa “integrador” e que “demonstra ao público o trabalho que está a ser desenvolvido na área da sustentabilidade ambiental”, com realce para a apresentação do estudo de perceção ambiental de Guimarães, desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas, Estrutura de Missão Guimarães 2030 e Laboratório da Paisagem.
As cidades de Guimarães e Dijon, na França, através do programa “Temporada Cruzada”, promovem também este fim de semana a iniciativa “Sabores Cruzados”, num intercâmbio culinário entre duas cidades amigas e parceiras. No âmbito da Green Week, está previsto um Circuito de Desgustação e Venda, com especialidades locais e turísticas da região de Dijon. O programa contempla ainda um Jantar a 4 Mãos, Brunch e uma exposição de fotografia.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 17, 2025
António Miguel Cardoso marcou presença na apresentação da candidatura de Reinaldo Teixeira à presidência da Liga e explicou as razões que levam o Vitória de Guimarães a apoiar esta candidatura do antigo presidente da AF do Algarve.
Março 17, 2025
No passado dia 15 de março, a Guimarães [IN]volve realizou o evento "Desconstruindo Preconceitos: Diálogo sobre Religião e Inclusão", no âmbito do Dia Internacional de Luta Contra a Islamofobia. A iniciativa reuniu especialistas, líderes religiosos e membros da comunidade para um debate essencial sobre diversidade religiosa, combate à intolerância e construção de sociedades mais inclusivas.
Março 17, 2025
Sara Ferreira voltou a brilhar por Portugal, naquela que foi a sua segunda internacionalização.