GREVE DA FUNÇÃO PÚBLICA: ESCOLAS ENCERRADAS E ALGUMAS UNIDADES DE SAÚDE A FUNCIONAR A MEIO GÁS
A greve acontece a menos de uma semana da votação final da proposta de Orçamento do Estado para 2020. Os trabalhadores do Estado protestam e saem à rua devido à proposta de aumento de 0,3% para a função pública.
A greve acontece a menos de uma semana da votação final da proposta de Orçamento do Estado para 2020. Em Guimarães, as dificuldades estão a ser mais sentidas nas escolas.
A greve dos funcionários públicos, que iniciou às 00h00 desta sexta-feira está a afetar alguns serviços. Em Guimarães, há relatos de escolas fechadas e unidades de saúde a funcionar a meio gás.
A greve está a ser mais sentida na educação. Neste setor, não foram fixados serviços mínimos, pelo que a paralisação será mais sentida. No concelho vimaranense praticamente todos os agrupamentos estão a ser afetados e são muitas as escolas que não abriram. No Agrupamento de Escolas das Taipas, a greve dos professores fez com que a Escola Básica da Charneca encerrasse. O mesmo aconteceu com a EB 2,3. Em São Torcato, a greve afetou todas as escolas.
Na saúde, o protesto junta a Federação Nacional dos Médicos, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros e os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica. Durante a manhã, a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Ponte não estava a funcionar dentro da normalidade. Em Pevidém, o centro de saúde está encerrado.
A greve junta as principais estruturas sindicais da função pública: a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública,Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) e o Sindicado dos Quadros Técnicos do Estado (STE). Adivinhava-se que pudesse ter “um impacto acentuado em setores fundamentais como a educação, através do encerramento de milhares de escolas, a saúde, com adiamento de milhares de consultas externas, cirurgias programadas e exames complementares de diagnóstico, bem como dificuldades no funcionamento dos serviços administrativos dos hospitais e unidades de saúde”.
Nas autarquias também eram previstos constrangimentos — na recolha do lixo, serviços de justiça e atendimentos nas lojas do cidadão, registos e notariado e Segurança Social. O Castelo de Guimarães, por exemplo, está encerrado.
A greve acontece a menos de uma semana da votação final da proposta de Orçamento do Estado para 2020. Os trabalhadores do Estado protestam e saem à rua devido à proposta de aumento de 0,3% para a função pública.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 3, 2024
O Grupo Parlamentar do BE, em pergunta dirigida à ministra Margarida Blasco diz que “a realização de manifestações de organizações neonazis e fascistas é cada vez mais frequente, apesar de constituírem uma violação flagrante da Constituição e uma forma de crime de ódio”.
Outubro 3, 2024
Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, Guimarães assinala o Dia do Animal com a inauguração de um novo abrigo para colónias de gatos de rua no Largo dos Laranjais. O evento pretende sensibilizar para a importância do cuidado com os animais.
Outubro 3, 2024
Bruno Varela e Telmo Arcanjo, jogadores do Vitória Sport Clube, foram convocados para representar a seleção de Cabo Verde na próxima paragem para compromissos das seleções. Os atletas vitorianos vão estar ao serviço dos tubarões azuis para os compromissos frente ao Botsuana nos próximos dias 10 e 15 de outubro.