Grupo Vapo lamenta falta de apoio da Câmara de Guimarães
O grupo com origem em Guimarães fatura aproximadamente 250 milhões de euros por ano, mas não encontra um terreno para construir a sua sede no concelho.

O Grupo Vapo atua em áreas como a saúde e bem-estar, indústria, imobiliário e energia e faturou, no ano passado, um valor em torno dos 250 milhões de euros. O Grupo é mais conhecido da maioria das pessoas pela rede de postos de abastecimento de combustível da marca Q8 que acaba de vender à Disa (Prio), por um valor que nenhuma das empresas envolvidas quer divulgar. Daniel Carvalho, presidente do Grupo Vapo, manifesta vontade de manter a sede da empresa em Guimarães, mas queixa-se da falta de apoio do Município.
“Andamos à procura de um terreno para construir a nova sede, em Guimarães, mas apesar de sermos, indiscutivelmente, a empresa com maior volume de faturação do concelho, não sentimos o apoio nem a motivação da câmara para nos ajudar”, afirmou Daniel Carvalho, presidente do Grupo Vapo, questionado sobre os rumores de que a empresa ia sair do concelho. Depois da alienação da rede de 55 postos de abastecimento da marca Q8 à Prio, “a ideia ficou em suspenso, mas temos a esperança de que, no futuro, vamos conseguir estabelecer uma parceria forte e profícua, não só para o grupo, mas também para a cidade”, acrescentou.
O Grupo Vapo atua em diferentes áreas: saúde e bem-estar, à indústria, imobiliário e energia. Depois da venda da rede Q8, o grupo vimaranense que faturou, no exercício passado, um valor próximo dos 250 milhões de euros, avança que está “a ponderar estender o envolvimento a outros sectores de atividade”.
A empresa sublinha que, depois de deixar de representar a Kuwait Petroleum International (Q8), em Portugal , deixou de ter qualquer atividade no setor dos combustíveis fósseis.
Pelo jornalista Rui Dias
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 22, 2025
O acordo contempla a criação de um “parque de lazer naturalizado” nos terrenos contíguos ao Museu da Cultura Castreja, à boleia da candidatura para a recuperação do rio Febras.
Março 21, 2025
A Câmara Municipal de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia vão assinar amanhã, sábado, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja, o protocolo de cooperação para a criação do Parque Florestal da Quinta de Ponte.
Março 21, 2025
Isto quer dizer que a associação espera que haja uma cooperação por parte da autarquia, e que este debate de ideias, que ocorreu no Centro Cultural Vila Flor, na última quinta-feira, não signifique apenas uma das iniciativas a compor um programa de aniversário.