Guimarães acolhe Congresso Nacional de Autoimunidade

São mais de 400 os profissionais de saúde inscritos no VII Congresso Nacional de Autoimunidade XXVI e na Reunião Anual NEDAI (Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes) que está a decorrer em Guimarães até ao próximo sábado, num evento em formato híbrido com sessões presenciais e também online, visando a apresentação de comunicações e estudos científicos das doenças autoimunes.

A sessão de abertura decorreu esta terça-feira, 15 de junho, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. António Sales sublinhou a “atenção especial” para o tema das doenças autoimunes, justificando o elevado número de pessoas afetadas, assim como “a sua complexidade e a grande dificuldade em chegar a um diagnóstico que permite um tratamento atempado. Hoje já é possível fazer um diagnóstico mais célere e mais preciso, mas o caminho é desafiante para se chegar a um diagnóstico que é muitas vezes moroso. É essencial o trabalho em rede que evolve doentes, sociedade, investigadores e clínicos”, salientou o governante, na sessão que decorreu no Centro Cultural Vila Flor.

Com mais de meio milhão de pessoas a sofrer de doenças autoimunes em Portugal, “este congresso reveste-se de uma enorme importância, com dezenas de apresentações com peso científico”, salientou Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora das Oliveira.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?