Guimarães Allegro apresenta dez propostas artísticas

Está já fechada a programação da edição de 2021 do Guimarães Allegro – Festival da Música Erudita. Este ano, para além doa habituais concertos e recitais em espaços icónicos da cidade, a Montanha da Penha recebe dois momentos artísticos, dando continuidade à política de expansão dos locais de apresentação e chegando a públicos mais diversificados.

Foto: DR

Este sempre foi um dos objetivos do Guimarães Allegro, que nasceu para desconstruir a ideia de que a música clássica, ou de componente erudita, não está ao alcance de todos. 

Os três dias de certame apresentam um figurino já habitual, com o concerto de abertura do festival a ter lugar no pátio do Paço dos Duques de Bragança, quinta-feira, 15 de julho, às 19h00, com transmissão em streaming no Facebook do Município.

A Orquestra de Guimarães será dirigida pelo maestro François Benda e terá como solista convidada a pianista Elina Gotsouliak. No dia seguinte, sexta-feira, 16 de julho, às 19h00, os Jovens Solistas do Conservatório de Guimarães apresentam-se em recital na Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança, e, às 21h00, o jardim do Museu de Alberto Sampaio recebe o Quarteto de Cordas de Guimarães. 

O terceiro e último dia do festival Guimarães Allegro acontece ao sábado e dispersa-se pelo espaço público. O dia 17 de julho é uma jornada non-stop, constituída por duas partes. De manhã, às 10h30, o Quarteto de Metais da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos atuará na Rua Aristides Sousa Mendes (junto à estação inferior do teleférico). Às 11h15 é a vez do Ensemble de Trompetes da Banda Musical de Caldas das Taipas subir até ao Largo da Comissão da Penha, onde, às 12h00, atuarão também os Jovens Cantores de Guimarães. O último segmento tem início às 17h00 com um recital a cargo do Quinteto Sinestesia, seguido da atuação do Ensemble de Clarinetes da Universidade do Minho, às 18h00, no Instituto de Design de Guimarães.

Os dois últimos momentos transferem-se para o Largo Condessa do Juncal. Às 19h00, com transmissão streaming no Facebook do Município, apresentam-se em recital o Ensemble de Trombones – Slide Bones Symbiosis. A fechar o cartaz do Guimarães Allegro, às 21h00, acontece o recital de Simant Duo. 

Todos os momentos do programa estão classificados para público maior de 6 anos, sendo a entrada livre, embora limitada à capacidade dos espaços de apresentação.

É necessário efetuar reserva para cada um dos concertos através da plataforma do Município.

O Guimarães Allegro é organizado pelo Município de Guimarães, com o apoio das seguintes instituições: SMG – Conservatório de Guimarães, Paço dos Duques, Museu de Alberto Sampaio, Direção Regional de Cultura do Norte, Instituto de Design de Guimarães e Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?