GUIMARÃES CAI 86 LUGARES NO ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL

Município vimaranense é o 147.º mais transparente do país. Impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos são os principais pontos negativos, segundo Índice de Transparência Municipal (ITM).

Guimarães desceu ao 147.º lugar no Índice de Transparência Municipal na quinta edição do Índice de Transparência Municipal (ITM). Em relação ao ano anterior, o município vimaranense desceu 86 posições na tabela.

Esta é uma tendência que o município tem apresentado desde que foram divulgados os números pela primeira vez, em 2013, quando Guimarães ocupava a 9.ª posição. O município tem vindo a cair na tabela ano após ano, registando em 2014 o 41.ª lugar, em 2015 o 43º, e em 2016 o 61.º.

O Índice de Transparência Municipal, promovido pela Transparência e Integridade, Associação Cívica, mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: informação sobre a organização, composição social e funcionamento do município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; transparência económico-financeira; transparência na área do urbanismo.

Guimarães registou a melhor pontuação no indicador que faz a análise à transparência económico-financeira. Já o pior registo vai para o indicador de impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos.

Os municípios de Alfândega da Fé e Vila do Bispo obtiveram a melhor classificação na quinta edição do ITM publicado recentemente. Alfândega da Fé, que tinha sido a primeira classificada na edição de 2016 do Índice, volta a liderar o ranking, desta vez ex-aequo com o município algarvio de Vila do Bispo, ambos com 91 pontos em 100. É a primeira vez que a liderança do Índice de Transparência Municipal, produzido desde 2013 pela Transparência e Integridade, o capítulo português da rede global de ONG anti-corrupção Transparency International, é partilhada por dois municípios.

 

Fonte: @ ITM

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?