Guimarães celebra o Dia Mundial da Criança durante uma semana

A iniciativa, que envolve o município de Guimarães e várias entidades do concelho, apresenta atividades formativas, culturais, desportivas e recreativas.

Dia-da-Criança

O município de Guimarães pretende celebrar o Dia Mundial da Criança, promovendo a “igualdade, a participação cívica e o direito ao brincar para todas as crianças” até 02 de junho.

© Direitos reservados

A iniciativa, que envolve o município de Guimarães e várias entidades do concelho, apresenta atividades formativas, culturais, desportivas e recreativas.

No âmbito deste programa, no próximo dia 31 de maio, quarta-feira, será apresentado o livro “Feliz na Escuridão” de Pepe Guimarães. O autor, pseudónimo de um escritor e poeta popular, narra a história verídica de Fernandinho, uma criança desprovida do sentido da visão, que apesar das dificuldades encontradas, foi uma criança feliz. O livro, dividido em seis capítulos, tem como objetivo transmitir a mensagem de que “é possível ser feliz, independentemente das circunstâncias”. A apresentação do livro ocorrerá no Jardim da Biblioteca Municipal Raul Brandão, às 16h30.

No dia 01 de junho, os refeitórios das escolas do concelho oferecerão ementas especiais do Dia da Criança. Esta ação surge na sequência da auscultação realizada no ano anterior e das sugestões das crianças, anuncia também o município. O menu especial tem como objetivo proporcionar uma “refeição diferenciada e especial para celebrar este dia”.

Já no dia 02 de junho, será realizada a Festa do Dia Mundial da Criança no Parque da Cidade. Esta iniciativa visa promover o direito a brincar e contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Serão disponibilizadas diversas atividades, como piquenique, espaços de brincadeiras, pinturas faciais, jogos tradicionais, oficinas e música.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança do ano passado, o município de Guimarães e o ProChild CoLAB realizaram uma auscultação junto das crianças do primeiro ciclo do ensino básico dos 14 agrupamentos de escolas do concelho.

Agora, no dia 01 de junho, quinta-feira, será também feita a devolução das sugestões e preocupações das crianças através da apresentação de um flyer elaborado para o efeito, anuncia o município vimaranense, que refere ainda que a iniciativa visa “garantir a participação efetiva das crianças nos processos de decisão” e contribuir para a estratégia de tornar Guimarães uma “Cidade Amiga das Crianças”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES