Guimarães recebe apresentação pública do livro “Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo”

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, e na sequência  da participação de uma centena de mulheres do distrito na Manifestação Nacional realizada no Porto, no passado dia 4 de março, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), realizou a dia 15 de março, uma iniciativa pública em parceria com o Cineclube de Guimarães.

© Direitos Reservados

No Centro Cultural Vila Flôr foi exibido o filme “Entre nossas mãos”, da realizadora francesa Mariana Otero, um documentário que retrata o processo de falência de uma fábrica de lingerie. Os trabalhadores decidem lutar para salvar seus empregos, assumindo a empresa em forma de cooperativa. Entre os diferentes processos de confecção de lingerie, somos confrontados com questões sociais e económicas. Com muita luta, os seus trabalhadores, maioritariamente mulheres, descobrem uma liberdade nunca antes sentida. 

Após a visualização do filme teve lugar um debate, onde foi sublinhado de que o Dia Internacional da Mulher é celebrado há 110 anos e nasceu da necessidade das trabalhadoras lutarem pelos seus direitos, que na altura não existiam.

Foi possível ouvir uma declaração da dirigente do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes, Susana Freitas, e a intervenção da dirigente nacional do MDM Mariana Silva. Questões como os salários baixos que são praticados na indústria, que emprega muitas mulheres, passando pela desigualdade salarial, que ainda hoje é um problema grave em Portugal, e a necessidade do reforço do Serviço Nacional de Saúde para dar respostas preventivas de doenças profissionais ou de saúde mental foram também abordados em intervenções de diversas mulheres presentes.

Para encerrar as comemorações do Dia da Mulher, e dando início às comemorações do 25 de Abril, que tanto significou para as mulheres, terá lugar a apresentação pública do livro “Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo”, em parceria com a URAP, no Café Milenário, em Guimarães. A sessão acontece pelas 18h00 do dia 30 de março, com a presença de Conceição Matos, resistente antifascista, presa política durante a ditadura, cujo testemunho representa a coragem, a força, a resistência, a luta e a esperança. 

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?