GUIMARÃES SOLIDÁRIA COM “IRMÔ RIO DE JANEIRO APÓS INCÊNDIO NO MUSEU NACIONAL
Guimarães e Rio de Janeiro são cidades geminadas há duas décadas.

museunacionalbrasil
Incêndio de grandes proporções atingiu a instituição que completou 200 anos e tinha um acervo de 20 milhões de peças. Guimarães e Rio de Janeiro são cidades geminadas há duas décadas.

“A perda de tão grande acervo é ainda uma irreparável perda para a Cultura e Memória universais. A memória tece a nossa identidade e é vital para a nossa própria existência. A memória é capaz de alterar o mundo e a perceção que dele temos, reclamando um papel importante na cultura como um todo. A memória liga passado e presente, projetando o futuro. A Cultura fica mais pobre, indelevelmente”, considera Domingos Bragança.
“Nestes dias tristes, após a notícia que nos abalou, o Município de Guimarães não pode ficar indiferente à dor que todos os brasileiros sentem nesta hora difícil, em que se perde um vasto património no âmbito da História, da Cultura e da Ciência. É com profunda consternação que assistimos à distância a esta tragédia, motivo pelo qual, enquanto representante de todos os Vimaranenses, lhe quero manifestar a nossa total solidariedade”, conclui o texto.