Guimarães volta a não se vestir de branco este ano
A disponibilidade de agenda também constitui, este ano, um entrave à concretização do evento que já tinha ganho alguma tradição na cidade.

À semelhança do ano passado, a noite branca volta a não se realizar, este ano, em Guimarães. A garantia foi dada aos jornalistas pelo vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, no final da reunião do executivo municipal.

O vereador adiantou que esteve em conversações com a associação Ó da Casa, mas ainda não houve disponibilidade para organizar mais uma edição do Guimarães Noc Noc. O objetivo do município seria “a fusão desses dois objetivos, numa referência às noites brancas europeias, para que de alguma forma pudéssemos ter os espaços culturais abertos na mesma noite e, simultaneamente, termos aquilo que era a oferta do grande público da noite branca”.
Ainda assim, e apesar de não a querer replicar “no modelo específico como estava até agora”, Paulo Lopes Silva garante que não desistiu da noite branca em Guimarães. Haverá “uma reconfiguração do modelo para que possa corresponder um pouco à imagem do que é Guimarães, enquanto cidade cultural, mas com eventos para grande público”.
A disponibilidade de agenda também constitui, este ano, um entrave à concretização do evento, que já tinha ganho alguma tradição na cidade.
“Nas próximas semanas seria difícil encontrar um fim de semana onde a noite branca não colidisse com outro grande evento”, começou por explicar Paulo Lopes Silva, elencando os futuros eventos da cidade, entre eles o “Sonho, logo existo”, da Associação do Comércio Tradicional de Guimarães, Guimarães Allegro, Vaudeville, Feira de Artesanato, Gualterianas e Ensinamentos de Verão.
“Até ao final do verão, Guimarães entra numa intensidade de programação, e especialmente de espaço público, que continua a ser uma referência nacional, com pouca comparação possível com outras cidades, quer da mesma dimensão quer até mesmo de dimensão superior à de Guimarães”.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2023
A autora apresenta o seu livro "O Menino Borboleta", que conta a história de um menino com epidermólise bolhosa, este domingo, dia 03 de dezembro, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF). A sessão inicia às 16h00.
Dezembro 3, 2023
O evento, que apresenta vários livros e diversas atividades para as crianças, decorre até este domingo, dia 03 de dezembro, na Fábrica de Santo Thyrso.
Dezembro 3, 2023
Os cónegos recebem os encarnados neste domingo, dia 03 de dezembro, pelas 18h00, a contar para a 12.ª jornada da Liga Portugal.