
Hereditas – Atlas da Paisagem Cultural apresentado a 27 de abril
O projeto da Base de Dados do património do Concelho de Guimarães foi um dos pontos em destaque na Reunião do Executivo Municipal.

A Plataforma Hereditas – Atlas das Paisagem Cultural, um projeto com cerca de dois anos e meio, será apresentada oficialmente no próxima dia 27 de abril, terça-feira, às 10h00, na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

Após a aposta na recuperação do Centro Histórico de Guimarães, classificado como Património Cultural da Humanidade em 2001, iniciada nos anos 80 do século passado, o projeto “vem alargar a perspetiva patrimonial a todo o território”, diz Seara de Sá, Vereador do Urbanismo e responsável pela Divisão do Centro Histórico.
Este projeto, cujo trabalho de campo se iniciou há cerca de dois anos e meio, envolveu um conjunto alargado de especialistas de diferentes disciplinas que se debruçaram sobre áreas como a Arqueologia, Arquitetura, História, Património Imaterial, Património Natural (Paisagem) e Vias Antigas. Estas áreas constituirão o catálogo de “uma plataforma digital que se pretende aberta e universal”.
Segundo o Vereador Seara de Sá, “foram feitas descobertas surpreendentes” que estarão disponíveis numa plataforma eletrónica que qualquer pessoa poderá consultar, insistindo na ideia de que este é um processo em permanente construção e que o Hereditas, “mais do que um ponto de chegada, é um ponto de partida”.
“A cidade são cerca de 1.000 anos. Nós recuámos até à época dos primeiros Castros, permitindo uma melhor compreensão da herança patrimonial de que hoje podemos usufruir”, disse.
Domingos Bragança relembrou a importância do património como fator de identidade e de reforço do sentimento de pertença dos Vimaranenses, relevando o “esforço que o Município de Guimarães coloca na divulgação da sua Cultura e Património, na sua divulgação e no conhecimento que a partir dele pode ser gerado, pois entender as manifestações culturais de um concelho é entender quem somos”.
Partilhar
PUBLICIDADE
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 27, 2023
ACTG faz duras críticas à postura do município que acusa […]
Setembro 26, 2023
Num total de 160 candidaturas ao financiamento do programa "Bairros Comerciais Digitais", Guimarães ficou na 95.ª posição, último lugar em que os candidatos estão aprovados, mas condicionados pela reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Setembro 26, 2023
A exigência da revogação resulta de uma proposta feita pelo CDU na Assembleia Municipal de Guimarães, que se realizou na sexta-feira passada, dia 22 de setembro.