Hospital celebra no fim de semana o Dia Mundial da Prematuridade

Como habitualmente, nesta quint-feira, dia 17 de novembro, o Serviço de Neonatologia do hospital Senhora da Oliveira Guimarães, leva a cabo várias iniciativas com o objetivo de assinalar o dia e sensibilizar a comunidade para a realidade da prematuridade e ajudar todos aqueles que passam por esta situação a adotarem estratégias que lhes permitam lidar de forma mais resiliente com o nascimento de um filho prematuro.

© SNS

Este ano, o dia Mundial da Prematuridade, sob o lema “pequenas ações, grande impacto: contacto pele-a-pele imediato para todos os bebés, em todos os lugares”, quer sensibilizar para os inúmeros benefícios do contacto pele-a-pele precoce tendo sido um desafio para as unidades de Neonatologia a implementação da sua prática, refere fonte hospitalar em nota enviada às redações.

Segundo a mesma fonta, o serviço de Neonatologia do Hospital Senhora da Oliveira- Guimarães, tem adotado este compromisso “sabendo que o lema “skin to skin contact” é fundamental para que os recém-nascidos e suas famílias formem um centro inseparável em torno do qual se organiza toda a prestação de cuidados maternos e neonatais”.

Durante o dia, será possível visualizar no átrio da entrada principal do hospital, um vídeo alusivo ao tema do “Método Canguru” a exposição de uma incubadora decorada sensibilizando para o tema e para o que se faz na unidade. Um poster com prematuros que estiveram na nossa unidade está exposto como prova de que os milagres existem.

Durante a manhã, no serviço, os pais e recém-nascidos prematuros serão agraciados com uma pequena recordação oferecida pelo serviço e Associação Polvo de Amor. A Cruz Vermelha Portuguesa, à semelhança de anos anteriores, marcará também presença com a entrega de uma pequena lembrança aos recém-nascidos internados no serviço, assim como o representante da capela que dará a sua bênção a quem o desejar. Ao início da tarde o Vitória Sport Club, e também como vem sendo habitual fará uma visita ao serviço.

Na tarde de domingo dia 19, haverá um Encontro de Prematuros, com as suas famílias e profissionais do Serviço de Neonatologia na Escola Secundária Francisco de Holanda, sendo um momento fundamental de encontros e partilhas que contará com a animação da mascote do Vitória Sport Clube, o “Super Afonso”.

No culminar destas atividades, mais uma vez, no sentido de sensibilizar para a causa da prematuridade e no âmbito “do Novembro Roxo”, o Vitória Sport Clube, junta-se com o HSOG nesta causa, no Jogo da Taça de Portugal, que decorrerá no dia 25 de novembro, com a entrada dos jogadores em campo, com vinte e duas crianças que nasceram prematuramente nos últimos anos no Hospital DA Senhora da Oliveira-Guimarães, com internamento no Serviço de Neonatologia, e que agora contam com idades compreendidas entre os sete e os 10 anos, que estarão acompanhadas pelos seus pais.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES