Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães assinala dia mundial da segurança do doente

No âmbito do Dia Mundial da Segurança do Doente, dia 17 de setembro, o Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) assinalará o dia com um conjunto de ações associadas à temática deste ano: Profissionais seguros, Doentes seguros.

A pandemia COVID-19 revelou os enormes desafios e riscos que os profissionais de saúde enfrentam, incluindo infeções associadas aos cuidados de saúde, violência, estigma, distúrbios psicológicos e emocionais, exaustão, doenças e até morte. Além disso, trabalhar em ambientes stressantes torna os profissionais de saúde mais suscetíveis a erros que podem causar danos aos doentes.

Assim, a temática para 2020 é a consciencialização global sobre a importância da segurança dos profissionais de saúde e suas interligações com a segurança do doente, sendo o objetivo envolver as lideranças e adotar múltiplas estratégias para melhorar a segurança dos profissionais de saúde e dos doentes; implementar ações urgentes e sustentáveis por todas as partes interessadas que reconhecem e investem na saúde e segurança dos profissionais de saúde, como prioridade para a segurança do doente; e proporcionar o devido reconhecimento da dedicação e do trabalho árduo dos trabalhadores da saúde, particularmente na luta atual contra o Covid-19.

O dia mundial da segurança do doente no HSOG será assinalado através da oferta a todos os serviços clínicos do livro Risco Clínico – Complexidade e Performance de Fragata, José, et al (2006); oferta a todos os profissionais de marcadores de livros personalizados com a mensagem “Dê voz pela segurança de todos”; e iluminação de cor-de-laranja da muralha da alameda de S. Dâmaso, de 16 a 18 de setembro, ação realizada em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães.

Estas ações pretendem reconhecer o trabalho prestado por todos os profissionais de saúde, o esforço e sua dedicação no cuidar do doente com segurança.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?