Hospital de Guimarães tem consulta de plano de nascimento

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) conta, agora, com uma consulta de plano de nascimento para todos os casais, realizado através de uma consulta multidisciplinar. A consulta teve início em junho de 2021 com as grávidas de risco seguidas no curso de preparação para a parentalidade do HSOG. A partir de outubro esta consulta foi expandida para todos os casais, com gestação a partir das 30 – 32 semanas, que pretendam ter o parto na maternidade do hospital.

© Eliseu Sampaio/Mais Guimarães

O plano de parto, explica o hospital em comunicado, é um “documento escrito, pessoal e intransmissível, elaborado pelo casal, onde apresentam as suas preferências, prioridades e desejos, sentimentos e expectativas para o trabalho de parto, parto e pós-parto”. Este documento, serve de elo de informação e comunicação com a equipa de saúde e ainda entre o casal/acompanhante escolhido, que ficarão cientes das suas escolhas.

Estas escolhas espelhadas no plano de nascimento, alerta o hospital, “são apenas linhas diretivas e não regras, que poderão ou não ser praticáveis ao longo de todo o processo de nascimento”. A prioridade, explicam, é “salvaguardar a segurança e o bem-estar materno e fetal”.

Várias iniciativas têm sido desenvolvidas com o objetivo de gerar “uma mudança nos paradigmas da assistência ao casal em trabalho de parto”. As recomendações visam a “humanização dos cuidados e o envolvimento das parturientes nas tomadas de decisão informadas”.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?