
Através de um comunicado às redações, o Hospital de Guimarães anunciou uma “fuga acidental de combustível (Nafta) de um dos Geradores de Vapor para o circuito de condensados, por rotura de um permutador”.
Na mesma nota, a instituição hospitalar garante que, assim que detetado, “foi encerrado o circuito do Gerador, contendo assim a fuga, e procedeu-se, de imediato, à remoção e limpeza do combustível na caixa de drenagem”. Adiantando que o problema da fuga foi “imediatamente resolvido”, foi efetuada a limpeza de toda a rede de águas pluviais, com o apoio da Vimágua, que procedeu à limpeza e recolha de combustível de toda a rede de descarga de águas pluviais.
O HSOG lembrou ainda que a Central Térmica do HSOG possui uma equipa de fogueiros, com vigilância à central de vinte e quatro por dia, que procede à manutenção preventiva e corretiva da mesma, e que cumprem as normas de segurança regulamentares. “Essa vigilância permitiu detetar de imediato o derrame, assim como implementar as medidas de contenção, remoção e limpeza do combustível e resolver a situação com extrema rapidez”, lê-se ainda.