Hospital de Guimarães premiado pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica

O Centro Académico do Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães foi premiado pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), no âmbito do Concurso de Projetos de Capacitação dos Centros de Investigação Clínica em 2021. 

© Eliseu Sampaio/Mais Guimarães

O projeto submetido prevê a instalação de um Hospital de Dia dedicado à Investigação Clínica pretendendo, por um lado, “promover melhoria da eficácia e standardização de procedimentos no âmbito dos diferentes protocolos de investigação em curso” e, por outro lado, “proporcionar um ambiente seguro e de conforto para os utentes envolvidos nestes protocolos”. A estrutura permitirá também capacitar o Centro Académico para a realização de Ensaios clínicos em fases mais precoces, “o que o torna mais competitivo e atrativo para estudos nacionais e internacionais”, faz saber o hospital em nota enviada às redações. 

O Centro Académico e de Formação do Hospital de Guimarães tem aumentado progressivamente a sua atividade nesta área, conduzindo cerca de 135 ensaios clínicos em diferentes áreas, contribuindo para o avanço do conhecimento e das opções terapêuticas existentes. Esta é uma das apostas do Conselho de Administração, que “cedo compreendeu a mais valia da promoção desta atividade juntos dos profissionais de saúde, estimulando a aquisição de competências e a progressão académica como forma de promover uma contínua melhoria da prestação de cuidados baseada nas melhores práticas e na mais recente evidência clínica”. 

Nos últimos três anos, o Hospital de Guimarães registou um conjunto de significativos avanços neste domínio. Os Estudos de Iniciativa do Investigador, partindo de projetos dos próprios profissionais de saúde, aumentaram 20%, os Ensaios Clínicos cresceram cerca de 137%, e o número de profissionais de saúde envolvidos em projetos de investigação clínica aumentou 134%. Por último, passou a integrar, desde 2021, a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN). 

A parceria nuclear que tem desenvolvido com a PtCRIN e a AICIB, bem como a ligação fundamental com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o seu Instituto para a Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, têm sido importantes para o crescimento da dimensão académica do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães, e um exemplo de como é possível aliar à prática clínica a Inovação, ensino e investigação, na busca de mais conhecimento para benefício dos utentes e motivação contínua dos Profissionais de Saúde. 

O prémio agora atribuído, será entregue esta terça-feira, 9 de novembro, pelas 15h00, em Lisboa.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?