HOSPITAL INTEGRA O ENCONTRO REGIONAL DA CIMEIRA MUNDIAL DA SAÚDE

Hospital participa no painel de discussão dedicado ao tema “O papel dos profissionais de saúde na resposta integrada aos cidadãos: que perspetivas de cooperação com os países de língua oficial portuguesa em África”.

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães participa esta sexta-feira no encontro regional anual da Cimeira Mundial da Saúde. A cidade de Coimbra está a receber, ontem e hoje, o encontro regional anual da Cimeira Mundial da Saúde, onde cerca de 700 peritos mundiais estão reunidos e que tem como tema principal a saúde global dos países africanos. Este é um evento mundial único, participando o Presidente do Conselho de Administração do HSOG, Delfim Rodrigues, como orador no painel de discussão dedicado ao tema “O papel dos profissionais de saúde na resposta integrada aos cidadãos: que perspetivas de cooperação com os países de Língua Oficial Portuguesa em África”. Este painel conta também com a presença de representantes das ordens dos Biólogos, Médicos, Médicos Dentistas, Farmacêuticos, Enfermeiros e Nutricionistas. A participação do Hospital de Guimarães neste painel é realizada a convite e em representação do Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço.

A este propósito, Delfim Rodrigues, refere que “neste Encontro, verdadeiramente único em Portugal, vamos ter oportunidade de juntar vários peritos e decisores internacionais para discutir e gerar compromissos na área da saúde para os próximos anos. No caso, importa salientar a relevância da cooperação no campo da saúde nos países de Língua Portuguesa em África. O valor que pode ser gerado pela troca de experiências entre estes países ajudará certamente a terem melhor prestação de cuidados de saúde às populações”.

Este Encontro Regional antecede a Cimeira Mundial de Saúde que ocorrerá em Berlim, na Alemanha, em outubro próximo. É organizado no âmbito da M8 Alliance, uma rede colaborativa de centros médicos académicos, universidades e academias de nível mundial que tem como missão principal a melhoria da saúde global (medicina, investigação e prestação de cuidados) e o comprometimento com a evolução da saúde global, trabalhando com decisores políticos e económicos para o desenvolvimento de soluções cientificamente comprovadas para os desafios para a saúde no mundo. Neste fórum internacional em Coimbra estarão académicos, profissionais de saúde, representantes da sociedade e decisores políticos e económicos, que pretendem proporcionar uma plataforma de discussão permanente onde se abordam os grandes temas sobre o futuro da saúde global, cooperação e desenvolvimento.

Este Encontro Regional incidirá sobre quatro temas principais de saúde global, com especial foco em África:  Gestão de doenças infecciosas nos países de baixa e média renda; Governação para a equidade em saúde em países de baixa e média renda; Oportunidades e desafios na translação da inovação para a prestação de cuidados de saúde; e Educação biomédica num mundo em mudança. Entre os oradores participantes, destaca-se a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?