HOSPITAL TEM UNIDADE DE FARMACOVIGILÂNCIA AUTÓNOMA

A atividade desta nova Unidade abrange os distritos de Bragança, Viana do Castelo, Braga e Vila Real. Entre outras competências, analisa reações adversas a medicamentos e realiza estudos de farmacoepidemiologia ou segurança de medicamentos.

O Sistema Nacional de Farmacovigilância está centralizado na Direção de Gestão de Risco do Medicamentos do Infarmed, a qual coordena as Unidades Regionais de Farmacovigilância.

Até finais de 2016, o SNF era constituído por quatro Unidades Regionais. Com vista a assegurar uma cobertura mais adequada no domínio da farmacovigilância dos medicamentos de uso humano, a nível de todo o território nacional, as Unidades passaram de quatro para sete.

Através de protocolo de colaboração entre o Infarmed e o Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães foi agora criada a Unidade de Farmacovigilância de Guimarães, a qual iniciou atividade a 1 de janeiro de 2017. Esta unidade está sediada nas instalações do Hospital e tem autonomia técnica e administrativa, sendo financiada através de contrato de prestação de serviço com o Infarmed.

A unidade exerce a sua atividade no âmbito da farmacovigilância, nomeadamente no processamento e análise de reações adversas a medicamentos; na colaboração na avaliação de processos de âmbito europeu, da responsabilidade do Infarmed; na colaboração na deteção de sinal de segurança e/ou qualidade; e na realização de estudos de farmacoepidemiologia ou segurança de medicamentos. A área de abrangência da Unidade de Farmacovigilância de Guimarães, por definição do Infarmed, engloba os distritos de Bragança, Viana do Castelo, Braga e Vila Real (cerca de 1,5 milhões de habitantes).

Neste âmbito, informa-se ainda da importância do portal de Reações Adversas a Medicamentos (RAM), com acesso através do site do infarmed, que permite a notificação de reações adversas por profissionais de saúde ou utentes, recolhendo assim informação sobre suspeitas de reações adversas a medicamentos. A notificação de reações adversas por profissionais de saúde ou utentes é fundamental para a monitorização contínua da segurança dos medicamentos.

A inauguração da Unidade de Farmacovigilância de Guimarães decorrerá no próximo dia 13, pelas 09h00, no Hospital de Guimarães, contando com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e do Presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, Henrique Luz Rodrigues.

Foto: Mais Guimarães

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?