IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

Dia da Implantação da República é também o Primeiro Dia do Reino de Portugal.

Hoje, 5 de outubro, para além de se assinalar o dia da implantação da República, em 1910, comemora-se também o dia em que foi assinado o Tratado de Zamora, em 1143, resultando daí o início da dinastia afonsina e, consequentemente, do Reino de Portugal.

1143 – DIA DO REINO DE PORTUGAL
Pelos termos tratado de Zamora, Afonso VII concordou em que o Condado Portucalense passasse a ser reino, tendo D. Afonso Henriques como seu rei. Vitorioso na batalha de Ourique, em 1139, D. Afonso Henriques beneficiou da acção desenvolvida, em favor da constituição do novo Reino de Portugal, pelo arcebispo de Braga, D. João Peculiar. Este procurara conciliar os dois primeiros e fez com que eles se encontrassem em Zamora nos dias 4 e 5 de Outubro de 1143 na presença do cardeal Guido de Vico.

1910 – DIA DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
Neste feriado nacional (retomou essa condição este ano) é comemorada a implantação da República, em Portugal, no ano de 1910. A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?