INCUBADORA DE BASE RURAL APRESENTOU PROJETO “INOVADOR”
Guimarães vai criar o primeiro “Banco de Terras” de Portugal.A […]
Guimarães vai criar o primeiro “Banco de Terras” de Portugal.A Câmara Municipal apresentou hoje, no Laboratório da Paisagem, a Incubadora de Base Rural, incluindo Bolsa e Banco de Terras de Guimarães.
A incubadora de Base Rural de Guimarães nasce da iniciativa do município em aproveitar o território para o desenvolvimento de atividades empreendedoras e inovadoras de base rural. O projeto pretende apoiar e capacitar promotores de ideias de negócio de base rural, assessorando-os na criação de empresas rentáveis e consolidadas, através de um programa de incubação que visa elaborar, consolidar e implementar o plano de negócios.
O destaque vai para a criação da Bolsa de Terras e do Banco de Terras, projeto pioneiro em Portugal, que facilitam o acesso à terra aos novos empreendedores, composto por terrenos abandonados conferindo-lhes assim uma utilização e um benefício para aqueles com interesse em explorar a agricultura.
“No banco, o município arrenda terrenos a proprietários de Guimarães que depois os colocam à disposição de incubados e depois de terceiros. Na bolsa, a autarquia é um canal entre proprietários e terceiros”, explicou José Martino, responsável pelo projeto.
Fernando Costa, da direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, afirmou que o Banco de Terra é “vital”, pois os terrenos são a “principal ferramenta para a produção”.
Já Domingos Bragança, presidente do município, falou da dimensão social do projeto, que é “essencial” para a candidatura a Capital Verde Europeia 2020.
A Incubadora de Base Rural procura afirmar-se como uma estrutura de fomento do empreendedorismo qualificado e criativo nas áreas de produção agrícola, florestal, indústria agroalimentar, serviços conexos e tecnologia aplicada, disponibilizando, para o efeito, um conjunto de serviços e apoios de cariz imaterial, complementado por um banco e uma bolsa de terras.
O evento, presidido por Domingos Bragança incluiu a assinatura de uma parceria com diversas entidades, entre as quais, Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias do concelho.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.
Outubro 14, 2024
Teste, que se realiza entre os dias 17 e 19 de outubro, procura avaliar o impacto dos projetos de qualificação e regeneração, em fase de conclusão da Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Av. D. João IV, com incidência na mobilidade viária.
Outubro 14, 2024
O médico vimaranense Hélder Pereira foi eleito presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT),durante o congresso que decorreu em Viana do Castelo.