Informar e escrever a história
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio.
Vivemos hoje, no aqui e agora, um momento ímpar da nossa história. Ninguém, dos que possam ler este texto, existiu em período semelhante. Quando escrevemos nestas páginas, arriscamo-nos a ser lidos e estudados daqui a décadas, séculos até. Por esse motivo é importante que, quando esse outro tempo vier, percebam efetivamente o que vivemos agora, como o vivemos, o que sofremos, como reagimos e como… assim todos desejamos, vencemos esta pandemia da covid-19. Que essa narrativa seja de união, de força, de querer, um relato heróico, contendo verdade em si.
Sempre defendi que a nossa missão, da comunicação social, é narrar o presente, com conteúdos, relatos e palavras que se transformarão em memória futura. Desempenhamos um fundamental papel na construção de sociedades melhores, comunidades que, tendo um real conhecimento do seu presente e passado, alicerçam convenientemente os dias que se seguirão.
É importante que os jornalistas e todos os que exercem atos de informar tenham consciência disto, do papel importantíssimo e da enorme responsabilidade da atividade que exercem. De como relatos enviesados ou deturpados das realidades que presenciam podem ter consequências muito negativas na estruturação do futuro, do seu futuro e do futuro dos seus.
Esta é a nossa missão. Assumamo-la com elevada ética, com rigor, e com liberdade. Que continuemos a escrever a história dos dias, e que estes sejam, em breve, bem melhores.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 5, 2024
Tiago Castro calou a mágoa e a revolta durante cinco anos. Na verdade, tentou não alimentar um assunto que o mói, que o incomoda, e que o vai acompanhar ao longo da vida.
Dezembro 5, 2024
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) refere que tem recebido denúncias sobre o funcionamento do serviço de Finanças de Guimarães.
Dezembro 5, 2024
A agenda da próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal de Guimarães está agendada para dia 13 de dezembro, no Auditório da Universidade do Minho.