Instalação sonora permite manter a expressão cultural das Nicolinas
Projeto responde a um dos principais desafios identificados na cidade Guimarães, manter a expressão cultural das festas Nicolinas no espaço público de modo seguro.
AEIOU (Amplification Element for Interactive Open Urbanism) foi desenvolvido para “dar o que o mundo precisa num momento de isolamento e tristeza: felicidade, um sentimento de união e de conectividade com a comunidade, para ajudar a amplificar a alegria da música e das festas tradicionais em todos os lugares”.
Várias celebrações populares anuais em cidades europeias foram canceladas ou afetadas nos últimos meses devido à covid-19, como Las Fallas, em Valência, o Dia de São Patrício, em Dublin, o Carnaval em Veneza, ou o São João, no Porto.
Este projeto responde, assim, a um dos principais desafios identificados na cidade Guimarães, manter a expressão cultural das festas Nicolinas no espaço público de modo seguro. Dada a impossibilidade de encontros sociais, o projeto propõe a inserção no espaço público de dispositivos móveis que ampliem o som do “Toque Nicolino”, replicando o poder unificador desta celebração através do som.
A instalação encontra-se em exposição no Instituto de Design de Guimarães, até ao dia 18 de Dezembro.
O projeto foi desenvolvido por uma equipa de professores e investigadores da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM) e do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) em colaboração com membros da unidade I+D+Arq I&D, da Universitat Politècnica de València. O projeto FURNISH (Fast Urban Responses for New Inclusive Spaces and Habitat), do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, visa “promover estratégias que melhorem a vivência e mobilidade do espaço público em contexto pandémico covid-19, pela integração temporária de elementos urbanos móveis”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 14, 2025
A conferência de imprensa acontece às 09h30, no auditório da Academia.
Janeiro 14, 2025
O Executivo Municipal aprovou a instalação no edifício conhecido por Seminário do Verbo Divino de vários projetos de parceira entre o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).
Janeiro 14, 2025
A equipa ocupa o 11º lugar na série A do Campeonato de Portugal, com 16 pontos.