
INVESTIGAÇÃO DE MÉDICO DO HOSPITAL DE GUIMARÃES PREMIADA
O trabalho de investigação de Jorge Rodrigues, médico do Hospital de Guimarães, sobre avaliação do perfil auditivo na Doença de Fabry venceu o primeiro prémio na Reunião Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia.

O Hospital de Guimarães é um Centro de Referência Nacional e Europeu em Doenças Lisossomais de Sobrecarga [Foto: Diogo Oliveira]
O trabalho de investigação de Jorge Rodrigues, médico do Hospital de Guimarães, sobre avaliação do perfil auditivo na Doença de Fabry venceu o primeiro prémio na Reunião Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia.A doença de Fabry (também denominada como doença de Anderson-Fabry) é uma doença de depósito lisossômico, ligada ao cromossoma X, em que as pessoas apresentam deficiência ou ausência De uma enzima. A redução ou ausência da actividade desta enzima leva à acumulação progressiva de componentes da membrana das células no plasma e em partes das células de vários órgãos (principalmente na pele, rins, coração, olhos e sistema nervoso), com o consequente aparecimento da doença.
A Doença de Fabry é rara e quase exclusiva do sexo masculino, apresentando uma prevalência estimada de um caso em 40 mil homens. A expressão da doença em mulheres varia: tanto podem não ter qualquer sintoma como apresentarem sintomas tão graves quanto os que ocorrem nos homens. No entanto, é possível que existam mais casos que não estão contabilizados devido aos diagnósticos mal realizados.
Quando a diálise e o transplante renal não eram realizados, a insuficiência renal era a principal causa de morte e a expectativa de vida era de 41 anos. Hoje em dia, se o diagnóstico for rápido e precoce, é possível melhorar a qualidade de vida dos doentes, prevenindo uma falha dos órgãos e a morte, através de medidas terapêuticas.
Segundo Jorge Rodrigues, este trabalho, feito no Hospital da Senhora da Oliveira, permitiu «demonstrar que o ouvido interno também é atingido na Doença de Fabry, condicionando pior acuidade auditiva, pelo que estes doentes necessitam de um acompanhamento por parte de Otorrinolaringologia.»
Partilhar
PUBLICIDADE
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 26, 2023
Num total de 160 candidaturas ao financiamento do programa "Bairros Comerciais Digitais", Guimarães ficou na 95.ª posição, último lugar em que os candidatos estão aprovados, mas condicionados pela reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Setembro 26, 2023
A exigência da revogação resulta de uma proposta feita pelo CDU na Assembleia Municipal de Guimarães, que se realizou na sexta-feira passada, dia 22 de setembro.
Setembro 26, 2023
Este centro do Hospital Senhora da Oliveira teve a pontuação mais alta entre mais de 900 instituições.