INVESTIMENTO PARA OBRAS NO BAIRRO DE S. GONÇALO ACIMA DOS 400 MIL EUROS

A reabilitação do bairro de São Gonçalo, em Guimarães, vai contar com um apoio financeiro da União Europeia, anunciou esta quinta-feira, 23, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

 

 

Em comunicado, o IHRU adianta que a candidatura ao Programa Operacional Regional NORTE 2014-2020 para a intervenção naquele bairro, com o objetivo de “aumentar o bem-estar, o nível de conforto, a autoestima dos moradores”, foi aprovada.

No bairro vimaranense serão investidos 437.856 euros, dos quais 367.183 vão ser assegurados pelo financiamento europeu.

Foi construído em 1973, por iniciativa do Estado, e “localizava-se em território periférico ao núcleo urbano da cidade” mas, descreve o texto, “com a expansão urbana das últimas décadas, é hoje parte integrante da malha urbana, ladeando uma das vias estruturantes da cidade de Guimarães”. Em São Gonçalo há uma população residente de 146 pessoas, correspondente às 72 habitações construídas neste bairro.

As obras, descreve o texto, “irão incidir na reabilitação da envolvente exterior e nas áreas comuns do edificado, tendo como objetivos aumentar a eficiência energética das frações, aumentar a qualidade do ar no interior das habitações, travar a degradação do sistema estrutural e aumentar o conforto acústico e visual do edificado”.

Segundo o IHRU, “através da intervenção no património, pretende-se […] estender os seus efeitos positivos a toda a comunidade envolvente, que irá beneficiar da requalificação do território urbano, contribuindo assim para a qualificação social em diversos domínios e dinamização económica daqueles territórios”.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?