João Bordado e Elvira Fortunato distinguidos com Prémio de Carreira e Reconhecimento

Dinstinção da Sociedade Portuguesa de Materiais.

joao bordado e elvira fortunato com barra

Elvira Fortunato, atual ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e João Bordado, do Instituto Superior Técnico, vão ser distinguidos esta quinta-feira na conferência “Materiais 2023”, em Guimarães, com o Prémio de Carreira e Reconhecimento da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM). 

© Direitos Reservados

A sessão é pelas 17h00, no encerramento do evento, que junta 240 participantes desde terça-feira no Centro Cultural Vila Flor, numa organização do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho e do Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP). A sessão final inclui também intervenções do presidente da SPM, Jorge Lino, da vice-presidente do município de Guimarães, Adelina Pinto, do vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira, e da ministra Elvira Fortunato.

A conferência agrega em simultâneo o XII Simpósio Internacional de Materiais e o XXI Congresso da SPM. O programa foca os mais recentes avanços na área e um futuro mais sustentável. Conta com 155 palestras em quatro sessões paralelas, 120 comunicações em poster, além de workshops, uma ação de formação, uma feira empresarial, um tributo à professora Teresa Cidade e momentos sociais, reforçando assim a colaboração em rede e a divulgação de resultados científicos, técnicos e industriais.

Alexandre Marques, Ugo Lafont e Francisco Chinesta são os oradores principais e abrem os trabalhos de cada dia. A coordenação geral da iniciativa cabe aos professores Ana Vera Machado, José António Covas e Júlio Cesar Viana, do Departamento de Engenharia de Polímeros da UMinho, o qual é uma referência nacional e internacional neste âmbito.

A cientista e professora catedrática Elvira Fortunato é pioneira mundial na eletrónica de papel, nomeadamente em transístores, memórias, baterias, ecrãs, antenas e células solares. O professor catedrático e engenheiro químico João Bordado é autor de mais de 20 patentes e centra a pesquisa na catálise e produção de polímeros reativos a partir de recursos renováveis.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES