JSD: “Nelson Felgueiras não tem condições para continuar como vereador mesmo sem pelouros”

“Guimarães e as suas associações não podem estar sujeitas a pressões políticas decorrentes de guerras internas do partido socialista vimaranense”, diz a juventude social democrata.

JSD

“O ato de explorar a posição de poder para solicitar o apoio de fações específicas não só mina o processo democrático como também corrói a confiança do público nos nossos representantes eleitos”, começa por dizer, em comunicado enviado às redações, a juventude social democrata de Guimarães.

© Direitos Reservados

A JSD veio a público comentar a polémica recente em que o nome de Nelson Felgueiras, vereador na câmara municipal surge em mensagens do presidente da associação KTF em que este apela à inscrição no Partido Socialista.

No comunicado desta quinta-feira, dia 21, referem que “os cidadãos esperam legitimamente que aqueles a quem confiaram posições de autoridade atuem no melhor interesse da comunidade e defendam os valores democráticos”, sendo a “confiança do público nos representantes políticos é essencial para o funcionamento saudável de qualquer sociedade democrática”.

No entanto, acrescentam “é profundamente dececionante quando um vereador, especificamente aquele encarregado de promover os interesses da juventude, utiliza o seu cargo para obter vantagens políticas e pessoais, manipulando associações para recrutamento de militantes”.

Os sociais democratas dizem que o ex-vereador da juventude e desporto, (afastado por Domingos Bragança esta quarta-feira dos cargos) “traiu essa responsabilidade ao recorrer à sua posição dominante para garantir benefícios políticos e pessoais” e que “ao condicionar as associações a recrutarem militantes em troca de favores, privilégios ou outro tipo de regalias, distorce o propósito original do serviço público e das associações em causa, que deveriam ser espaços para a participação cívica e para o desenvolvimento da juventude”.

© Direitos Reservados


Nesta quinta-feira, dia 22 de junho de 2023, “fomos surpreendidos pela cambalhota feita por Nelson Felgueiras”.

A JSD vai mais longe ao afirmar que “Ou Nelson Felgueiras mentiu em reunião de câmara, ou é um indivíduo que assume para si atos que não praticou. Ora, tanto num caso como noutro, o ex-vereador da juventude e do desporto não tem condições para continuar como vereador, mesmo que sem pelouros”.

Esta afirmação surge na sequência de uma mudança de posição do vereador que, em declarações ao Jornal de Notícias disse “o problema daquela mensagem é identificar-me como vereador, não foi nessa qualidade que fiz o pedido”, e, nesta reunião de câmara, o ex-vereador da juventude e desporto afirmou que “em momento algum solicitou ao Presidente da KTF que fizesse angariação de militantes para o PS”.

No final do extenso comunicado, a JS Guimarães critica a Juventude Socialista por ainda não se ter manifestado neste caso, que contém “atos que perpetuam o favoritismo, que minam o princípio da igualdade de oportunidades e que tolhem a liberdade dos jovens”.

A JS Guimarães ao “abster-se de condenar estes comportamentos tomados por membros do executivo da Câmara Municipal de Guimarães não só não se recusa a defender os jovens vimaranenses como assume que esta é uma prática conveniente e própria dos seus interesses”, acusam.

Os jovens laranjas apelam ao “direito das associações atuarem de forma independente e livres de influências indevidas, para restabelecer da integridade e imparcialidade do executivo vimaranense e em consonância com os princípios éticos mais elevados, é imperativo que o ex-vereador da juventude e desporto renuncie ao seu cargo”.

E terminam afirmando que “Guimarães e as suas associações não podem estar sujeitas a pressões políticas decorrentes de guerras internas do partido socialista vimaranense”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES