JULIA HOLTER ESTÁ DE REGRESSO AO PALCO DO CENTRO CULTURAL VILA FLOR
A artista norte-americana Julia Holter apresenta o mais recente disco em Guimarães no próximo dia 27 de maio, segunda-feira, às 21h30.

A artista norte-americana Julia Holter apresenta o mais recente disco em Guimarães no próximo dia 27 de maio, segunda-feira, às 21h30.
Julia Shammas Holter é uma cantora, compositora, produtora e artista americana. O seu mais recente trabalho, Aviary, com que se apresenta no Centro Cultural Vila Flor (CCVF) a 27 de maio, segunda-feira, foi lançado em outubro passado.
Na sua última presença em Guimarães, no âmbito da sexta edição do Westway LAB, Julia Holter acompanhou o músico Tashi Wada, cujo universo cruza música antiga, psicadélica e minimalista e instrumentos que vão de gaitas-de-foles a sintetizadores. Na visita que agora (27 de maio) faz ao palco do CCVF para revelar o seu novo trabalho, a artista faz uso das teclas para acompanhar a sua voz e vai apresentar-se rodeada por Sarah Belle Reid (trompete), Dina Maccabee (violino, viola, voz), Andrew Jones (contrabaixo), Tashi Wada (sintetizadores, gaita de foles) e Corey Fogel (percussão).
Recuando um pouco para um breve raio x ao seu percurso: o seu primeiro álbum de estúdio, Tragedy, foi lançado em agosto de 2011. Inspirado na peça grega Hippolytus, de Euripides, recebeu críticas favoráveis e foi eleito um dos “Best Outer Sound Albums of 2011” da NPR. Em março de 2012, lançou o segundo disco, Ekstasis, uma coleção de canções escritas ao longo de três anos em Los Angeles, Califórnia. Em cada música deste álbum, há uma história e abordagem única, mas estão todas unidas pelo magnetismo dos manuscritos medievais e o desejo de Holter “de sair fora do meu corpo e descobrir o que eu não posso definir”. A aproximação de Holter à conceção das músicas de Ekstasis centrou-se em torno daquilo que esta descreve como “decisões de ouvidos abertos: o que pareceu soar melhor num determinado momento”.
Além de colaborar com outros músicos sedeados na Califórnia, como Nite Jewel (Ramona Gonzalez), Holter lançou seu terceiro álbum, Loud City Song, em agosto de 2013. Ao contrário dos primeiros dois trabalhos, concebidos sobretudo sozinha no seu quarto, gravou Loud City Song com um conjunto de músicos. Em 2015, lançou o seu quarto álbum, Have You in My Wilderness, que se tornou o seu lançamento mais bem-sucedido até hoje. Em setembro do ano passado, Julia Holter anunciou o seu sexto álbum editado comercialmente, Aviary, e lançou o primeiro single I Shall Love 2. A este, seguiu-se ainda outro single, Words I Heard, antes da apresentação do álbum a 26 de outubro.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 14, 2025
O Centro Social da Irmandade de S. Torcato (CSIST) promoveu, esta sexta-feira, dia 14, o evento de encerramento do projeto “Planeta AzulAGE”.
Fevereiro 14, 2025
A 14ª edição do GUIdance aproxima-se do final, mas ainda há espaço na agenda para três estreias nacionais que encerram o Festival Internacional de Dança de Guimarães.
Fevereiro 14, 2025
Na manhã desta sexta-feira, dia 14, teve lugar a 12ª edição do Vitrus Talks, na Universidade das Nações Unidas, em Guimarães.