KIND COIN: UMA NOVA FORMA DE SER SOLIDÁRIO

A Kind Coin pretende ser uma alternativa aos canais tradicionais de angariação de bens para pessoas com dificuldades socioeconómicas.

Fundada pela vimaranense Maria Vieira da Silva, a Kind Coin é a moeda virtual que promete aproximar pessoas, empresas e instituições. A ideia surgiu com base na tradição napolitana “Il caffé Sospeso”, que consiste num cliente que bebe um café e deixa pago dois, sendo o segundo destinado a alguém sem condições de o pagar.

Esta rede permite uma solidariedade segura, em que o cidadão consegue acompanhar todo o percurso do seu donativo. A iniciativa tem como base uma aplicação gratuita, onde o utilizador se inscreve e adquire moedas virtuais (cada kind coin equivale a um euro e o pagamento é feito por Paypal ou Stripe). Posteriormente, as kind coins são atribuídas a um estabelecimento (que recebem 95% do valor doado), à escolha do utilizador, para que esse valor fique disponível como saldo, para uma instituição de solidariedade.

Já o donativo é selecionado através de um sistema de geolocalização, com a finalidade de garantir uma atribuição justa às diversas instituições. Uma das novidades que o projeto desenvolveu foi dar a possibilidade às instituições

sociais de escolher os produtos que mais necessitam, para que não haja excesso ou até mesmo desperdício de bens. Para quem não pode contribuir com um valor monetário, existe ainda a possibilidade de doar artigos em segunda mão.

A aplicação permite ao utilizador publicar fotografias dos bens que pretende oferecer e serem escolhidos pelas instituições locais. De acordo com Maria Vieira da Silva, a Kind Coin foi pensada e criada segundo uma estratégia de “win-win”, em que todos os que nela participam têm algo a ganhar. As entidades comerciais ganham visibilidade e as instituições recebem resposta às suas verdadeiras necessidades.

O utilizador, para além de controlar todo o processo do seu donativo, caso atinja 25 kind coins por mês, poderá ser recompensado com entradas para concertos, museus, jantares, “happy hours”, etc. A Kind Coin é uma empresa que pretende estimular a economia local, combater a pobreza e implementar a cultura de gratificação.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?