LIMITES DA ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA VÃO SER REVISTOS
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, a reabilitação pode “mudar completamente a configuração da cidade”


A Vereação Municipal de Guimarães discutiu, na sua reunião desta quinta-feira, uma proposta para revisão dos limites da ARU (Área de Reabilitação Urbana) no âmbito de uma ORU (Operação de Reabilitação Urbana da Cidade). A proposta foi aprovada por unanimidade, mas não escapou a alguns reparos da oposição.
A proposta aponta para o alargamento da ARU para a área delimitada pela Rua Colégio Militar “e sua margem edificada poente, nomeadamente Avenida D. Afonso Henriques, Rua da Caldeiroa, Avenida D. João IV, Rua Paulo VI e Rua Comandante José Luís de Pina”.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, a reabilitação pode “mudar completamente a configuração da cidade”. “Será excecional”, concluiu o autarca. No processo de discussão desta proposta, o vereador António Monteiro de Castro lembrou que, com a tendência da aposta na ferrovia, “centenas de pessoas entram na cidade pela Avenida Afonso Henriques”, e a imagem transmitida é de “uma cidade em declínio”, por isso declara: “Eliminar toda aquela imagem poderá potenciar investimento”.
André Coelho Lima lembra que “há um enorme aumento da ARU”, e menciona que quando foi discutida em reunião para a inclusão do Bairro da Cruz de Pedra era patente “o interesse patrimonial”, aqui “é subjetivo”. Segundo o vereador eleito pela coligação Juntos por Guimarães, trata-se de uma zona “dentro da cidade que precisa de ser resolvido”.
O vereador do Urbanismo, Fernando Sá, afirma que este alargamento “surge após uma discussão pública sobre o assunto”. “Propõe-se uma reabilitação da zona Sul até à rua da estação”. Com esta nova reabilitação coloca-se dentro desta ORU “toda a Avenida Afonso Henriques”. A intervenção vai permitir “romper um colete de forças” a que zonas abrangidas estavam sujeitas devido à ausência de atividade.
Para Coelho Lima, a ARU, ao estender-se “da Caldeiroa até à Avenida Afonso Henriques”, vai permitir que os “proprietários daquelas zonas possam fazer os projetos para ali pensados”. “Poderá ser uma zona de reabilitação intensiva”, considera.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 15, 2025
Os Conquistadores recebem neste domingo o Estrela da Amadora, pelas 20h30, no estádio D. Afonso Henriques.
Março 15, 2025
Três Especialidades Clínicas da ULSAAVE - Unidade Local de Saúde do Alto Ave, estão já preparadas para aplicar esta tecnologia aos utentes da região: Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral. Outras se juntarão em breve, adianta fonte da Unidade Local de Saúde, e alargarão, assim, o âmbito de intervenções realizadas por este processo.
Março 14, 2025
Este ano, a Montanha da Penha, em Guimarães, será o cenário da Festa da Primavera, que decorre nos dias 22 e 23 de março e que é promovida pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio do Município de Guimarães, da Irmandade da Penha e da rede Urbact BiodiverCity.