“Listen” é o candidato português às nomeações dos Óscares

Depois de ter vencido seis prémios, dois dos quais no Festival de Veneza, “Listen”, é o filme português candidato às nomeações para os Óscares, por ter sido o mais votado entre os membros da academia Portuguesa de Cinema.

 © Direitos Reservados

“Listen” é um filme de Ana Rocha de Sousa e estava nomeado com mais quatro filmes para a votação do candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional na 93ª edição dos Óscares, que se realizará em abril de 2021.

Entre os quatro nomeados estavam “Mosquito”, de João Nuno Pinto, “Patrick”, de Gonçalo Waddington, “Listen”, de Ana Rocha de Sousa, e “Vitalina Varela”, de Pedro Costa. A votação decorreu entre 2 e 15 de novembro.

Esta é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rosa de Sousa, um drama familiar inspirado em factos reais, sobre uma família de emigrantes portugueses e Londres, a quem é retirada e guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos.

O filme foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles. Está em exibição nas salas de cinemas portugueses, tendo sido o filme português mais visto do ano, tendo atingido já cerca de 30.000 espectadores.

“Listen”, tem coprodução luso-britânica, contando com Rodrigo Areias, produtor vimaranense, foi o mais votado entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema e vai assim ser o candidato português aos Óscares.

Contudo, não é ainda garantido que o filme português seja considerado válido. O Diário de Notícias avançou que “a candidatura portuguesa ainda terá de passar por uma análise de elegibilidade por parte da Academia de Hollywood, não se descartando a possibilidade de Portugal ser forçado a escolher outro filme” já que “nesta categoria pede-se que a língua seja predominantemente qualquer uma menos o inglês” — e “Listen” tem um conjunto significativo de diálogos em língua inglesa.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?