Luís Freire: “Vitória? Há decisões que não passam por nós”
Luís Freire ainda não decidiu qual será o próximo passo da sua carreira, após deixar o comando técnico do Vitória SC no final da época 2024/2025, mas o objetivo está traçado: subir mais um degrau no futebol português. Declarações durante a conferência promovida pela Renascença.

© RR
“Agora, o principal é o equilíbrio”, afirmou o treinador de 39 anos, durante a conferência Bola Branca, promovida pela Renascença, esta terça-feira. Depois de ter orientado equipas nos distritais, Campeonato de Portugal, II Liga, I Liga e mais recentemente o Vitória, Freire sublinha que o próximo desafio terá de ser escolhido com ponderação: “O próximo passo tem de ser equilibrado”.
Na conversa com Nuno Presume e com o editor de Desporto da Renascença, Luís Freire falou, com reserva sobre a saída do Vitória, mas destacou a importância de manter o foco naquilo que está ao alcance de um treinador. “Temos de estar preparados para tudo, para coordenar o que está sob a nossa alçada. Mas há decisões que não controlamos. Se nos concentrarmos demasiado nisso, perdemos o foco do dia a dia. A carreira faz-se com consistência, não em três ou dez anos”, afirmou.
Recordou ainda que esteve três épocas no Rio Ave — um feito raro no contexto da Liga portuguesa — e que terminou a época no Vitória de forma natural: “Cheguei ao fim do campeonato e a partir daí as pessoas são livres de decidir o que entendem ser melhor para a instituição. A minha consciência está tranquila. Queremos sempre evoluir, com autocrítica justa, mas sem dramatismos”.
Sem decisões tomadas até ao momento, Freire revelou que está a recolher feedback e a analisar propostas: “Tenho de perceber bem o que pode ser bom para esse próximo passo, porque a médio prazo quero claramente chegar mais alto em Portugal. A curto prazo, vou ter de perceber o que é melhor para mim para conseguir dar esses passos depois. Ainda estou a ponderar, mas para onde for, dentro ou fora do país, tenho de ir extremamente motivado”. A decisão poderá surgir em breve: “Nos próximos dias, provavelmente, já terei mais certezas do que me reserva o futuro próximo”.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Junho 16, 2025
Guimarães foi, no sábado, 14 de junho, palco da sexta edição das Jornadas Históricas, que decorreu na Sociedade Martins Sarmento e reuniu reputados investigadores em torno da figura de D. Dinis e da sua relação com o território vimaranense.
Junho 16, 2025
Foi inaugurada, no dia 14, a requalificação do troço da antiga Estrada Municipal 207-4, junto ao cemitério de São Torcato, uma obra realizada ao abrigo da delegação de competências e com um investimento de cerca de 50 mil euros. Foi a transformação de um espaço subaproveitado numa nova área pedonal.
Junho 15, 2025
O Teleférico de Guimarães está encerrado esta segunda-feira, 16 de junho, devido a uma intervenção de manutenção preventiva, informou a Turipenha, entidade gestora do equipamento.
Junho 15, 2025
Chegou ao fim o projeto da equipa sénior feminina do Xico Andebol, o único em atividade no concelho de Guimarães. A decisão, anunciada por Mauro Fernandes, presidente da direção do clube, marca o encerramento de uma caminhada feita de "luta, persistência e enorme resiliência".
Junho 15, 2025
Neste domingo, Guimarães volta a realizar uma das mais emblemáticas expressões de fé popular da região: a Ronda da Lapinha. Com mais de quatro séculos de história, esta tradição religiosa única volta a mobilizar milhares de fiéis e curiosos num percurso de 21 quilómetros que atravessa 14 freguesias do concelho.
Junho 15, 2025
A Coligação Juntos por Guimarães iniciou esta semana o processo de apresentação dos seus candidatos às Juntas de Freguesia do concelho, numa iniciativa que decorrerá semanalmente até ao dia 28 de junho, refere a CJpG em comunicado. No total, serão anunciados 55 nomes que integrarão as listas da coligação nas eleições autárquicas.