LUÍS MIGUEL CINTRA ESTREIA “UM D. JOÃO PORTUGUÊS” NO CCVF

Nova criação de Luís Miguel Cintra chega a Guimarães para a sua estreia absoluta, marcada para 19 e 20 no Centro Cultural Vila Flor.

O resultado deste trabalho invulgar, num processo marcado pela exigência de uma grande disponibilidade dos atores e pela vontade de ter o público a assistir à construção do espetáculo, pode ser visto em estreia no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, na sexta-feira e sábado. “D. João” reclama duas noites para ser visto na íntegra, com dois episódios por noite. Cada um corresponde ao trabalho desenvolvido em cada uma das quatro localidades onde decorreu todo o processo.

Há um homem que foge. Porventura de si mesmo. Porventura das ambiguidades dos outros. Porventura das hipocrisias moralistas capazes de a tudo e a todos condenar ao inferno. O homem foge. Na fuga arrasta ideias. Pensamentos. Modos de estar e observar. Intui críticas a estruturas opressivas dos costumes. Das vivências. Das atitudes.

Esse homem, aquele que foge, é um “D. João Português”, tal como foi agora imaginado por Luís Miguel Cintra a partir de uma tradução anónima do século XVIII, baseada no que originalmente fora concebido por Molière. Guimarães recebe um dos maiores nomes do teatro português, Luís Miguel Cintra, que elegeu o Centro Cultural Vila Flor para a estreia absoluta da sua mais recente criação. Construído em diferentes cidades ao longo de 2017, “Um D. João Português” chega finalmente ao palco que acolherá a primeira apresentação do espetáculo na sua versão integral. A partir de uma tradução anónima de literatura de cordel em que o nome de Molière é omisso, o espetáculo cruza um vasto conjunto de referências culturais e transforma D. João e Esganarelo numa dupla em permanente fuga, como num “road movie”. A peça divide-se em duas partes e decorre de forma continuada a 19 e 20, com o início de ambas as sessões marcado para as 21h30, no Grande Auditório do CCVF.

Depois de um percurso de 43 anos à frente do Teatro da Cornucópia, Luís Miguel Cintra regressa ao trabalho com um grupo de atores ligados à companhia que entretanto terminou. Ao longo de 2017, o grupo realizou quatro residências artísticas em outras tantas cidades – entre as quais Guimarães – e, em cada uma delas, partilhou com o público as diferentes fases de preparação do seu novo espetáculo, “Um D. João Português”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?