Luís Soares e Sónia Fertuzinhos no top 10 dos deputados mais faltosos

Segundo as contas feitas pelo DN, os dois deputados socialistas, eleitos pelo círculo de Braga têm ambos 18 faltas, na primeira sessão legislativa da XIV legislatura que agora está a chegar ao final.

Os dois deputados socialistas vimaranenses estão acompanhados por outros 17 colegas da bancada do PS, entre os vinte deputados com mais faltas, 19 são do PS, só o líder do top das faltas, António Topa, é do PSD.

A lista dos que nunca faltaram inclui 13 deputados: seis do PSD, dois do PS, um do PCP, um do BE, um do CDS, um do PEV e o deputado único do IL.

Segundo a análise do DN a grande maioria das faltas que os deputados deram nesta sessão legislativa está justificada. Foram justificadas 1471 faltas, ficando apenas 25 sem justificação. A média, ao longo toda a sessão legislativa é de 6,5 faltas por deputado. Cinco destas faltas, sem justificação, implicam a perda do mandato. A deputada Joacine Katar Moreira soma três faltas injustificadas, mais duas e pode perder o mandato.

Os dados na página do Parlamento permitem perceber que muitos dos deputados que registam apenas uma falta o fizeram por motivos de imperativo sanitário, uma vez que essa falta aconteceu na sessão solene com que os deputados celebraram o 25 de Abril, em que a lotação do plenário foi limitada a um terço.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?