Segundo as contas feitas pelo DN, os dois deputados socialistas, eleitos pelo círculo de Braga têm ambos 18 faltas, na primeira sessão legislativa da XIV legislatura que agora está a chegar ao final.
Os dois deputados socialistas vimaranenses estão acompanhados por outros 17 colegas da bancada do PS, entre os vinte deputados com mais faltas, 19 são do PS, só o líder do top das faltas, António Topa, é do PSD.
A lista dos que nunca faltaram inclui 13 deputados: seis do PSD, dois do PS, um do PCP, um do BE, um do CDS, um do PEV e o deputado único do IL.
Segundo a análise do DN a grande maioria das faltas que os deputados deram nesta sessão legislativa está justificada. Foram justificadas 1471 faltas, ficando apenas 25 sem justificação. A média, ao longo toda a sessão legislativa é de 6,5 faltas por deputado. Cinco destas faltas, sem justificação, implicam a perda do mandato. A deputada Joacine Katar Moreira soma três faltas injustificadas, mais duas e pode perder o mandato.
Os dados na página do Parlamento permitem perceber que muitos dos deputados que registam apenas uma falta o fizeram por motivos de imperativo sanitário, uma vez que essa falta aconteceu na sessão solene com que os deputados celebraram o 25 de Abril, em que a lotação do plenário foi limitada a um terço.