MAGIA DO NATAL ESPALHA-SE POR TODO O CONCELHO

Este ano o Pai Natal chegou mais cedo a Guimarães, há espetáculo de circo e uma animação de rua com a alegria natalícia. Entre compras de última hora e preparativos para a ceia, há ainda tempo para presépios ou aldeias de Natal. Um conjunto de propostas que a cidade-berço preparou para os mais novos, sem esquecer as outras idades.

Nesta época de Natal há muito para ver e fazer em Guimarães. Com atividades e animação para toda a família, as Aldeias de Natal são ótimos lugares para visitar durante esta época natalícia e, também, bons sítios para encontrar presentes de Natal originais. O “Circo de Natal”, localizado no largo Condessa do Juncal, é a grande atração, sobretudo para os mais novos, desta quadra. Com lotação quase cheias em todas as sessões, o circo tem arrancado os risos dos mais novos. Com acesso gratuito, as escolas primárias, instituições de carater social e clientes do comércio tradicional assistiram às “palhaçadas” protagonizadas pelos artistas.

Enquanto o espetáculo não começa, os transeuntes são convidados a visitar o “Presépio de Natal” e a “Casa do Pai Natal”, no largo do Toural. Ao lado ergue-se majestosa a Árvore de Natal com mais de 14 metros de altura que convida os populares para a cada vez mais tradicional “selfie” natalícia. A magia da quadra espalha-se pela cidade com a animação de rua.

Apesar das atrações terem começado condicionadas devido às más condições atmosféricas que se fizeram sentir, sem animação de rua e sem as sessões de circo previstas para os primeiros dias, a “Aldeia de Natal” tem recibo boas anotações dos comerciantes e de quem a visita.

Caldas das Taipas cria Vila de Natal

Todos os fins de semana desta época natalícia, no centro da vila de Caldas das Taipas, estará montada uma “Vila Natal”. Toda a decoração do espaço envolvente da “Vila Natal” ficou sob a responsabilidade do atelier “Era Uma Vez do Grupo Vila Marita”, que nos transporta para época natalícia, com a Casa do Pai Natal, as casinhas dos duendes e o mercado de natal onde podemos encontrar produtos tradicionais, queijos, enchidos, licores e bebidas, mas também os doces como crepes com chocolate. Cerca de 50 iniciativas animam a época natalícia na Vila das Taipas.

Para Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia, “esta iniciativa será, com toda a certeza, marcante para a população e trará muitas pessoas às ruas da freguesia. Os visitantes encontrarão um Mercado de Natal com produtos tradicionais e muita animação de rua com teatro, música, dança, pinturas faciais, jogos tradicionais, hora do conto, magia, ilusionismo e as tradicionais fotografias com os pais natais e os figurantes natalícios”.

Presépios para visitar

Três exposições de presépios, feitos em diferentes materiais, que já fazem parte da quadra natalícia na cidade-berço, e, este ano, voltam a receber os visitantes depois de vários meses de construção. Quem visitar a cidade-berço, pode passear ao lado dos Reis Magos, do pastor, dos anjos, das ovelhas, dos pastores, entre outras figuras, que se “dirigem” para junto da Virgem Maria, de São José e do Menino Jesus.

Em Guimarães, há vários presépios para visitar, mas há três que se destacam: o de Santa Leocádia de Briteiros, o de Infantas e o dos Arautos do Evangelho. Presépios que já estão a ser construídos há vários meses e podem ser apreciados mais uma vez neste Natal.

Crispim: Uma tradição secular

Dezenas de pessoas carenciadas de Guimarães participam na Consoada de Natal, que todos os anos se realiza no Albergue de S. Crispim, na noite de 24 de Dezembro. Desde o ano 1315 que a Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano abre as suas portas para uma ceia natalícia para os vimaranenses mais necessitados. A tradição voltou a cumprir-se. Em 1315, no Albergue de S. Crispim, foi servida a primeira ceia de Natal aos desfavorecidos da cidade, tradição que se cumpre até hoje sobre o mesmo chão com mais de 700 anos de terra batida.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?