Mau tempo provoca infiltração de água no Pavilhão Francisco de Holanda
O mau tempo desta quinta-feira, dia 28, em Guimarães, provocou estragos na cobertura do Pavilhão Francisco de Holanda. Com o vento, uma grande quantidade de tela dobrou e levantou provocando a infiltração de água no interior do edifício.

Contactado pelo Mais Guimarães, Mauro Fernandes lembra ter já alertado “por diversas vezes” o município para a necessidade de uma intervenção de fundo na cobertura do Pavilhão, e no piso por consequência das inflitrações, tendo previsto que esta situação “mais tarde ou mais cedo, viesse a acontecer”.
O clube, diz o presidente, não tem recebido verbas para obras nos últimos anos pelo Pavilhão não ter estado devidamente legalizado, não tendo licença de utilização até dezembro passado. A Câmara Municipal, “teima em não desbloquear as verbas acumuladas nos últimos anos” e agora, acrescenta o presidente do clube, “pelas mais recentes declarações públicas, empurram o assunto para um novo regulamento de apoios que está a ser elaborado”.
Mauro Fernandes diz que “a situação é insustentável e, ou se faz uma intervenção já ou temos que fechar as portas” por não existirem “condições para que continuemos a manter a nossa atividade”.

© Xico Andebol
Recorde-se que, por infiltrações de água no Pavilhão Francisco de Holanda, o clube já “várias vezes”, teve que alugar espaços para competir e treinar, “com os prejuízos que isso acarreta”, reforça o presidente, lembrando o encontro com o Boa Hora que, “há quinze dias, teve que ser disputado no Municipal de Fafe”.
O responsável lembra existir até um relatório recente da Federação de Andebol que faz saber que não estão reunidas as condições do piso para a competição.
Mauro Fernandes acredita, no entanto, que isto seja “uma oportunidade para se resolver isto definitivamente. Mas está nas mãos do município, porque o clube, que tem procurado melhorar a sua condição financeira, não tem como suportar estas despesas, até por via do corte nos apoios a que esteve sujeito”.
O Xico Andebol cancelou todos os treinos desta quinta-feira no Pavilhão Francisco de Holanda.
Concerto mantém-se na noite deste sábado
A situação ocorrida nesta quinta-feira chegou a colocar em causa a realização de um evento com DJ`s na noite deste sábado, 30 de março. No entanto, o clube, tendo conseguido contratar uma empresa para realizar uma intervenção provisória nesta sexta-feira, dia 29, conseguirá que o concerto se realize, e com a autorização do Serviço Municipal de Proteção Civil, que esteve no local a tomar conta da ocorrência.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.
Abril 24, 2025
O serviço AIMA (Agência para a Imigração e Mobilidade), em Guimarães, tem vindo a desempenhar um papel importante na regularização e integração de migrantes, num esforço articulado entre o Município, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e a estrutura nacional da Agência.