Medidas preventivas para o início do ano hidrológico
O mês de outubro marca o início do ano hidrológico e consequentemente a chegada das primeiras chuvas e ventos fortes.

O mês de outubro marca o início do ano hidrológico e consequentemente a chegada das primeiras chuvas e ventos fortes. Neste período importa adotar medidas preventivas e de autoproteção de forma a diminuir o risco associado a eventuais fenómenos de precipitação intensa, ventos fortes e instabilidade de taludes ou deslizamentos motivados pela perda de consistência do solo, que habitualmente marcam esta época do ano.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães, recomenda a realização das seguintes medidas preventivas
- Desobstrução dos sistemas de escoamento dos quintais ou varandas e a limpeza de sarjetas;
- Limpeza de caleiras dos telhados de habitações, removendo folhas, areias e pedras existentes;
- Fixar ou remover todas as estruturas que possam ser facilmente movimentadas pelo vento forte;
- Em situações de terreno inclinado e em áreas ardidas evitar cortes rasos de material lenhoso e remover/triturar os sobrantes de cortes de árvores que se encontrem junto às linhas de água.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 19, 2025
O semanário digital vimaranense. Sai às quartas-feiras!
Março 19, 2025
O Centro Juvenil de S. José comemora hoje, dia do Pai e dia de S. José, 110 anos de existência.
Março 19, 2025
Chat GRP, Polivalente e Criatura-dança são os nomes selecionados para uma das oito eliminatórias previstas para a 28ª edição do Festival Termómetro.