Memórias da Capital Europeia da Cultura retratadas numa centena de publicações

Sob o lema “Fazemos Parte da Memória”, a Câmara Municipal de Guimarães lança uma campanha de revivificação das memórias da Capital Europeia da Cultura 2012. Dez anos depois, algumas das edições que foram preparadas no âmbito da CEC2012 vão poder ser adquiridas, juntando-se a um conjunto alargado de publicações que estão há vários anos disponíveis na Loja do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG).

© Cláudia Crespo / Mais Guimarães

A apresentação desta campanha está agendada para o este sábado, 26 de março, pelas 16h00, na loja do CIAJG.

Cumprindo um dos objetivos da maioria das áreas programáticas da Capital Europeia da Cultura, a vertente editorial “foi encarada como um veículo que ampliaria e diversificaria o conhecimento do património histórico-cultural vimaranense, interpretando-o e acrescentando conhecimento sobre a presença cultural de Portugal, e em particular de Guimarães, na Europa e no Mundo”, lê-se em comunicado do município. Daí resulta um património de cerca de uma centena de edições, “cujo interesse não as fixou no passado, por conterem nelas muito futuro”.

Este conhecimento e partilha de histórias surge a partir das figuras mais relevantes de Guimarães ou dos seus vestígios históricos, sociais, artísticos, intelectuais e das memórias coletivas que agora passam a ser partilhadas através de publicações.

Deste momento, fará ainda parte uma visita ao iPoint da Contextile, na Rua Paio Galvão, onde estarão algumas das obras resultantes das edições anteriores da Bienal de Arte Têxtil, assinalando os 10 anos da CEC, 10 anos da Contextile e 10 anos do CIAJG.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?