CarClasse
CarClasse
Mickaël de Oliveira é o diretor artístico do Teatro Oficina em 2023

A atriz e encenadora Sara Barros Leitão terminou, 346 dias […]

mickael-de-oliveira-barra_fb

A atriz e encenadora Sara Barros Leitão terminou, 346 dias depois, a sua passagem pela direção artística do Teatro Oficina. Tal como estava previsto, a direção artística do Teatro Oficina mudará em 2023 e contará com um novo diretor artístico convidado, Mickaël de Oliveira.

© Direitos Reservados

O dramaturgo e encenador Mickaël de Oliveira nasceu em 1984, em França, e vive em Portugal desde 1999. Após uma curta passagem por Aveiro, seguiu-se outra curta estadia em Viseu, assim como a de Coimbra, onde frequentou a Faculdade de Letras – Estudos Artísticos na variante de Teatro.

Mais tarde, Mickaël de Oliveira continuou a formação académica com o doutoramento em Estudos Teatrais pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cuja dissertação tem como tema central a dramaturgia contemporânea portuguesa.

O primeiro texto com um “palco maior” foi apresentado pelo TAGV – Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), com 18 anos, embora aos 14 anos já tivesse escrito o drama histórico. Uma peça que contou com três espetáculos, dos quais “não se orgulha nada”. “Foram horrorosos, mas comecei a perceber como se dirigia atores”, contou ao Mais Guimarães em 2018.

Já em Lisboa, conheceu John Romão, com quem cofundou o Colectivo 84, em 2008, para o qual escreve e onde também faz trabalho de encenação.

O seu percurso foi galardoado, em 2007, com o Prémio Nova Dramaturgia Maria Matos. É autor de diversos textos, contando com traduções para várias línguas estrangeiras, entre os quais “Oslo – Fuck Them All and Everything Will Be Wonderful” (em cocriação com Nuno M. Cardoso), apresentado na 28.ª edição dos Festivais Gil Vicente, em Guimarães. Com várias experiências na área do ensino, foi diretor adjunto do Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra) de 2011 a 2015, e diretor artístico do projeto “Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas”, que pretende promover a dramaturgia contemporânea portuguesa e internacional.

O Espaço Oficina vai continuar a cumprir, em 2023, as três linhas de orientação – fruição, formação e criação – ativadas pela companhia que o habita, o Teatro Oficina. Assim, as Oficinas do Teatro Oficina vão ocupar o primeiro quadrimestre, com as três turmas constituídas no último terço de 2022, enquanto a nova direção artística, da responsabilidade de Mickaël de Oliveira, se instala “para dar corpo a um novo programa com forte dinâmica no domínio da criação”, garante A Oficina.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES